Sonhando com o titulo que falta

Estou aqui no Canada ate o fim do mes e vou continuar minhas postagens diarias sobre as chances dos brasileiros nos Jogos Olimpicos de Pequim. Hoje, em um computador sem os acentos da lingua Portuguesa, vou falar da paixao nacional: O futebol masculino

O futebol brasileiro tentará em Pequim mais uma vez o tão sonhado ouro olímpico, o único título de importância que a seleção não conquistou ainda. Ele bateu na trave em 1984 e 1988 e passou um pouco mais longe em 1996, quando o time ficou com o bronze. Os ultimos dois Jogos Olimpicos foram tragicos para o Brasil. Em 2000, a selecao perdeu nas quartas de finais para Camaroes, na prorrogacao, enquanto ha quatro anos o Brasil sequer conseguiu a classificacao para Atenas.

Em um ambiente tumultuado e numa situacao delicada com a selecao principal nas eliminatorias, Dunga podera ter os Jogos Olimpicos como o divisor de aguas. Caso consiga a tao sonhada medalha de ouro, ele provavelmente tera status para continuar na selecao ate a Copa de 2010. Se perder, e muito provavel que o Capitao do Tetra de adeus a selecao.
Essa semana, Dunga anunciou os convocados:

Goleiros
Renan (Internacional)
Diego Alves (Almería)
Defesa
Thiago Silva (Fluminense)
Alex Silva (São Paulo)
Breno (Bayern de Munique)
Laterais
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)

Rafinha (Schalke 04)
Marcelo (Real Madrid)
Volantes
Lucas (Liverpool)
Anderson (Manchester United)
Hernanes (São Paulo)
Meias
Thiago Neves (Fluminense)
Diego (Werder Bremen)
Ronaldinho (Barcelona)
Atacantes
Robinho (Real Madrid)
Alexandre Pato (Milan)
Rafael Sobis (Betis)
Jô (Manchester City)

O Brasil estreará nos Jogos no dia 7 de agosto, contra a Bélgica, pelo grupo C. Três dias depois, pega a Nova Zelândia. O time de Dunga encerra sua participação na primeira fase no dia 13, contra os anfitriões dos Jogos. Por conta da quantidade de partidas, o futebol inicia a competição olímpica antes da abertura oficial.
O grupo sorteado e relativamente facil para o Brasil que, se tudo ocorrer dentro dos conformes, ficara na primeira posicao do grupo. Nas quartas de finais, enfrentera os adversario do grupo D que sao Italia, Coreia, Camaroes e Honduras. Dois desses paises sao de menos tradicao no esporte mas foram algozes da nossa selecao rescentemente. A equipe de Honduras tirou o Brasil da Copa America de 2001 em um dos maiores vexames da historia da selecao. Um ano antes, em Sydney, o time foi eliminado pelos camaroneses. Por isso, o time tem que ter cuidado num provavel confronto nas quartas de finais, seja la quem for o adversario.

O time tera como grande destaque a presenca de Ronaldinho Gaucho. O jogador, renegado no Barcelona, foi convocado por Ricardo Teixeira, sem sequer passar pelas maos de Dunga a escolha ou nao do jogador. O tecnico acatou a ordem e Ronaldinho, veterano dos Jogos de 2000, pode ter sua redencao.
Outro destaque da equipe e Robinho, que demorou mas conseguiu a liberacao para disputar os Jogos Olimpicos. Ele diz estar com muita vontade de levar a inedita medalha de ouro para casa. Kaka seria outro jogador acima de 23 anos, mas a CBF e o Milan nao chegaram em um acordo e o jogador, que nao parecia tao empolgado para disputa dos Jogos, acabou fora dos relacionados.

O time brasileiro esta recheado de estrelas. Alem do novato Pato, que aos 18 anos pode ser o titular da equipe, o Brasil contara com Diego, que disputou o pre olimpico de 2004 e acabou eliminado, Anderson e Rafael Sobis como destaque.
Vamos ver o que podemos esperar desta selecao brasileira que craques tem de monte, mas ainda precisa virar um time.


NOS JOGOS OLÍMPICOS

O Brasil estreou com uma vitória magra de 1x0 sobre a Bélgica e não convenceu ninguém. Jogou mal e saiu vitorioso apenas com um gol de Hernanes aos 30 minutos do segundo tempo.
Ronaldinho não brilhou e Pato não apareceu muito. O lado bom da partida foi a vontade que alguns jogadores demonstraram, dando a intender que a vontade do ouro está maior que nas edições anteriores.

0 comentários: