Após abandonar o triatlo dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, quando tinha 19 anos, Mariana Ohata afirmou estar tranquila depois de sair da prova olímpica pois sabia que tinha mais três olimpíadas pela frente. E estava certa...Ela fez parte da equipe em Atenas 2004 e conseguiu a vaga olímpica para os Jogos de 2008 pelo ranking mundial.
Atualizacao: A triatleta brasiliense Mariana Ohata ficou com o bronze na nona etapa da Copa do Mundo neste domingo, sob calor de aproximadamente 37 graus em Tiszaujvaros, na Hungria. Mariana fez 1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida em 2h04min07s.
A brasileira ficou apenas 33 segundos atrás da australiana Felicity Abram. A britânica Andréa Whitcombe, de 37 anos, foi a campeã da etapa com o tempo de 2h02min48s.
Única representante do Brasil no triatlo feminino em Pequim, Ohata comemorou o resultado na última competição antes dos Jogos. "Aqui é a minha casa. É a minha segunda e meu segundo pódio", disse Ohata , prata em 2006 na mesma prova.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Mariana Ohata fez uma prova apagada em Pequim, nunca ficando entre as primeiras colocadas e ficou no geral em 39º lugar, duas posições pior do que o resultado em Atenas.
Mariana saiu da natação na 29ª posição com 30s de desvantagem em relação as líderes, mas ainda no primeiro pelotão. No ciclismo, ela acabou ficando no segundo pelotão. Ela tentou por várias vezes puxar as atletas para alcançar as primeiras colocadas, mas as atletas não a seguiam, ficando assim difícil alguma chance de um resultado melhor. Terminou de pedalar na 37ª posição.
Na corrida, fez uma boa prova, a 16ª melhor no último terço da prova, mas acabou perdendo duas posições, ficando em 39º.