A família Fernandes vive do ciclismo. Janildes, Clemilda e Uênia são as três melhores ciclistas brasileiras em provas de estrada. E as três são irmãs mas apenas uma delas estará em Pequim e esta será Clemilda, contrariando o que havia escrito ontem.
A imprensa havia divulgado o nome de Janildes para a vaga olímpica, mas a Confederação Brasileira de Ciclismo resolveu mudar o nome da atleta alegando que Clemilda iria se adaptar melhor para a prova olímpica
A imprensa havia divulgado o nome de Janildes para a vaga olímpica, mas a Confederação Brasileira de Ciclismo resolveu mudar o nome da atleta alegando que Clemilda iria se adaptar melhor para a prova olímpica
Primeiramente, estava estipulado que os países entre 17º e 24º no ranking mundial das corridas de estrada estariam com duas atletas garantidas nas provas de resistência e uma delas ainda poderia disputar a prova contra relógio. Porém, dias depois, os países que ficaram com duas vagas foram resumidos a 6, deixando a dupla classificação para as nações que ficaram até 22º no ranking, excluindo o Brasil que fechou em 23º.
Janildes é a irmã mais velha de Clemilda e disputaria a Olimpíada pela terceira vez. Já a selecionada para os Jogos de Pequim faz sua estréia olímpica. Atualmente com 29 anos, Clemilda começou no esporte justamente por incentivo de Janildes.
Clemilda conseguiu a medalha de bronze na prova Contra relógio nos Jogos Pan-americanos mas não poderá disputar essa prova em Pequim pois o Brasil levará apenas uma atleta na estrada. Na prova de estrada da competição no Rio de Janeiro, ela ficou na 11ª posição.
A ciclista treina há quatro anos na Europa pela equipe italiana Chirio Forno D’Assolo . Atualmente, está em 70º lugar. O melhor resultado este ano foi quando conquistou a quarta colocação no GP de Cornaredo, após realizar uma fuga de 117 quilometros com outras oito ciclistas, levando a decisão da clássica para o sprint entre as escapadas. Ainda este ano, ficou em bronze na Copa América além do título brasileiro e a10ª posição no campeonato pan-americano.
Uma posição entre as 20 melhores seria espetacular para o ciclismo brasileiro e uma medalha é um sonho muito, mas muito distante.
O importante para ela será se manter no pelotão de frente durante as quase 3h30min de prova e se manter sempre revezando-se no vacuo das atletas, já que ela não terá companheiras de equipe durante a prova, como as principais atletas da prova terão.
0 comentários:
Postar um comentário