O baiano Robson Conceição não poderia ter um início melhor na seleção brasileira de boxe. Pouco mais de quatro meses após conquistar o lugar de Davi Souza, o peso pena arrebatou a vaga para disputar a primeira grande competição da carreira: os Jogos Olímpicos de Pequim.
O pugilista virou titular da seleção no começo de 2008 e esteve muito perto de carimbar o passaporte logo no 1º Pré-Olímpico da América, realizado em março em Trinidad & Tobago, mas a derrota para o cubano Idel Torriente nas semifinais tratou de frustrá-lo.
No Pan de 2007, o antigo titular da equipe, Davi Souza ficou com a medalha de bronze no torneio e por isso a vaga de Robson para titular da equipe nao foi facil. O ponto principal da conquista da titularidade e a consequente chance de disputar uma vaga nas olimpiadas veio na Copa Independencia, em fevereiro deste ano. Ele foi medalha de ouro, obtendo uma vitória espetacular sobre o cubano Ivan Oñate por 8:6 na final. No mundial do ano passado, em Chicago, o ex-titular Davi Souza conseguiu um triunfo diante de um boxeador desconhecido e acabou caindo na segunda rodada.
Na Guatemala, Robson iniciou de forma arrasadora e surpreendente, batendo o venezuelano Angel Rodríguez por 14 a 9. A partir daí, Conceição ganhou confiança, passou pelo canadense Arash Usmanee e selou a sua classificação com o triunfo sobre o porto-riquenho Abner Cotto por 24 a 6.
Para Pequim, pode conquistar uma ou duas vitorias e somente se o sorteio ajudar brigara realmente por uma medalha. Fugir dos atletas do leste europeu e mesmo dos cubanos e americanos pode colocar no rumo das vitorias. O titulo na copa da independencia pode dar um empurrao rumo a um bom resultado
Obs Estou trabalhando em um computador que ainda nao descobri as teclas dos acentos graficos. Espero que compreendam
No torneio da Romênia, em junho, que envolveu grandes nomes do boxe mundial, ele ficou com a medalha de prata depois de duas boas vitórias. Na final, perdeu para o russo Sergey Ignatyev por 29x19.
Para os favoritos na categoria clique AQUI
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Robson Conceição deu um azar danado no sorteio e logo na primeira luta enfrentou o chinês Yang Li, um dos destaques da categoria, e perdeu logo na primeira rodada por 12x4.
Com a torcida e o favoritismo ao seu lado, o chinês mostrou mais segurança e precisão no combate. No primeiro assalto, foi o único a pontuar, fechando em 3 a 0. O segundo round foi movimentado, mas Robson mostrou certa afobação e permitiu que o adversário se distanciasse no placar, encerrado em 9 a 1. A maior aproximação de Robson foi apenas com uma punição ao chinês na terceira parcial (11 a 4), por agarrar o brasileiro, mas não foi o suficiente para diminuir a vantagem e chegar ao round decisivo com possibilidades de virar o combate.