O mais leve dentre os mais fortes

O brasileiro Paulo Carvalho conseguiu a vaga olimpica ao vencer o segundo Pré-Olímpico das Americas de Boxe. Ele ficou com o vice campeonato do torneio por desistir de disputar a final por estar contundido e resolveu se poupar pelo fato de o vice campeonato ja o levava para Pequim.


Sua luta chave foi nas quartas de finais. O boxeador, que participa da categoria ate 48kg, venceu o argentino Carlos Zarate por 18:7. Esta vitória teve um sabor especial. No pré-olímpico de Trinidad e Tobago o brasileiro perdeu a luta contra o argentino por uma diferença de um ponto num resultado que provocou polêmica na ocasião.

Nas semi finais, derrotou o o colombiano Oscar Negrete por 20:4 e garantiu a vaga para os Jogos Olimpicos.
Paulinho entrou na equipe brasileira em 2006 e no pan-americano do Rio em 2007 perdeu logo na primeira luta, para o favorito americano Jose Yanes. Ano passado, ele deixou de disputar o campeonato mundial, em Chicago, pelo fato da CBBoxe preferir deixar de levar atletas em sua categoria.

Seu principal feito veio este ano, em fevereiro. Num feito espetacular, o boxeador brasileiro Paulo Carvalho conquistou a medalha de ouro, categoria 48 kg, ao derrotar nas finais da Copa Independência de Boxe o equatoriano José Meza por 15:13.

As vitórias do brasileiro sobre o cubano Yampier Hernandez e Esteban Echavarria, da República Dominicana, favoritos da categoria, foram prenúncios do que aconteceria na final. sobre o cubano Yampier Hernandez por 15:12 empolgou o público presente. Cuba tinha anunciado que além de sua seleção principal, levaria alguns destaques da última geração de seus pugilistas, incluindo os campeões e vice-campeões mundiais juvenis (17/18 anos). Por isso a vitória do brasileiro teve um caráter especial.
No importante torneio da Romênia, disputado em junho, com grandes nomes do boxe mundial, o brasileiro ficou com a medalha de prata depois de vencer três lutas e cair na final diante do cazaque Adlet Kapezov venceu Paulo Carvalho por 25:19.

Sua categoria tera em 2008, 28 atletas, fazendo com que a medalha seja garantida com 3 trinfos, o que dificilmente sera conseguido por Paulinho pelo fato do torneio envolver os melhores atletas do mundo. Um trinfo ou mesmo dois podem ser esperados pelo brasileiro que aos 22 anos participa de sua primeira olimpiada.
Para os favoritos na categoria clique AQUI
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Paulinho conseguiu duas boas vitórias nas primeiras lutas e enfrentou nas quartas de finais um boxeador perigoso, mas muito conhecido, o cubano Yampier Hernandez. Na luta em que poderia garantir uma medalha, Paulinho começou muito bem, e terminou o primeiro assalto empatando em 2x2. Nos assaltos seguintes, entretanto, o cubano usou sua inteligência para, com golpes leves mas constantes, abrir uma vantagem enorme no placar e terminar com 21x6.
De qualquer modo, a quinta posição foi um resultado muito bom para o brasileiro, que ficou a uma luta da medalha.

0 comentários: