A terceira brasileira no salto triplo

O grande nome do Brasil no salto triplo é Keila Costa, uma das 8 melhores do mundo. Maurrem Maggi, destaque no salto em distância, caso queira participar da prova do triplo também tem índices, com sobras. E o país terá outra atleta na prova, Gisele Lima.


Em São Paulo, Gisele venceu a prova no Torneio da Federação Paulista de Atletismo, saltando 14,28m. O índice A exigido para as Olimpíadas é de 14,20m. Treinada por Nélio Moura, mesmo treinador de Maurren Maggi e Keila Costa, Gisele ultrapassou a marca mínima para Pequim quatro vezes. O salto da classificação foi alcançado na quarta tentativa.

Ela, que salta desde 1999, conseguiu seu salto com vento contra de 0,9m/s e ainda numa cidade com altitude mediana, aos 700m de São Paulo. Seu melhor salto até então havia sido alcançado em Bogotá, com 13m82 num vento de quase 2m/s. Bogotá está a mais de 2.300m de altitude, o que facilita os saltos.
O melhor de tudo é que o índice comprova que Gisele está recuperada das lesões que sofreu nas últimas temporadas"- Disse o técnico Nélio Moura, em relação a temporada de 2007, na qual ela ficou sem saltar.

Com a marca de 14m28, ela estaria entre as melhores do mundo. Após quatro meses de competições, esta marca é a melhor do ano no mundo. Claro que isso pouco significa, mas mostra que ela tem chances e chegar a uma final. Nos Jogos olímpicos de Atenas, a última classificada para a final saltou 1456. No mundial de Osaka ano passado, a marca de 14m20 foi a da última vaga na final.

Uma medalha só viria com um salto superior a 15m, algo bem improvável para ela. Mas uma vaga na final é bem possível para a brasileira que chegará em Pequim com 28 anos.
No meeting de Uberlândia, a saltadora ficou com a medalha de ouro com a marca razoável de 14m99. Atualmente, a marca obtida é a 12ª melhor do ano
Atualização Tânia venceu o Troféu Brasil de atletismo com a marca de 13m80, igualando o recorde do torneio, mas ainda longe de sua melhor marca. Keila Costa, principal nome brasileiro na prova, não disputou o torneio por conta de uma lesão.

Ela disputou o meeting da Grecia, conseguiu um bom salto de 14m21, e ficou na quinta posicao. O unico porem e que a marca foi alcancada com um vento de 3,5m/s. Mas se continuar nesse ritmo pode ser finalista olimpica.

NOS JOGOS OLÍMPICOS

A prova de salto triplo dos Jogos Olímpicos colocou a última das finalistas com a marca de 14m18, bem próxima da melhor marca da brasileira, conquistada em São Paulo quando fez o índice, o que demonstrou que foi uma competição forte.

Entretanto, a brasileira ficou muito distante do seu melhor, saltando para 13m81, ficando em 23º no geral. Numa prova muito tradicional entre os homens no país, as mulheres ainda engatinham.
Porém, importante ressaltar que foi a melhor participação brasileira na prova, que começou a ser disputada em 1996 e teve uma brasileira em 2000 que acabou queimando todos os saltos.

0 comentários: