O primeiro classificado do boxe

O Brasil tinha três chances de classificar seus pugilistas para os Jogos Olímpicos de Pequim. A primeira, na teoria a mais difícil, foi no mundial de Chicago do ano passado, em que os oito primeiros de cada categoria e os quatro melhores na pesado e superpesado. Depois, em março, foi disputado o primeiro pré olímpico continental, em que apenas um brasileiro conseguiu a vaga. No momento, está sendo disputado o segundo e último pré olímpico das Américas.

No segundo evento, o pré olímpico de Trinidad Tobago, dos 11 boxeadores em ação apenas Washington Silva na categoria até 81kg se classificou para os Jogos Olímpicos, graças à medalha de bronze conquistada no torneio. Ele venceu na luta pelo bronze na disputa e pela vaga na China, o paulista criado na Bahia bateu o norte-americano Christopher Downs, seu algoz na estréia dos Jogos Pan-americanos do Rio.

Ele se beneficiou pelo fato de na sua categoria, três vagas estarem em jogo no primeiro torneio pré olímpico. Ele havia sido derrotado pelo porto-riquenho Carlos Negrón por 12-4, parciais de 3-0, 3-3, 4-0 e 2-1.

Esta não é a primeira Olimpíada de Washington, que também esteve em Atenas há pouco menos de quatro anos, mas caiu logo na estréia diante de Ali Ismayilov, do Azerbaijão. O lutador do Azerbaijão dominou todo o combate, vencendo por 6 a 2 o primeiro round, 7 a 6 o segundo, 8 a 5 no terceiro. No último assalto, já administrando a vantagem, o europeu perdeu por 9 a 6, fechando o placar em 27 a 22.

No mundial do ano passado, ele caiu na primeira luta, ficando longe da vaga. Ele deu azar no sorteio e caiu diante do russo Artur Baterbiev por nocaute técnico no terceiro round. O russo ficou com a prata no torneio.

Porém, seu melhor resultado foi no mundial de 2005, quando ficou apenas uma luta da medalha. Washington Luiz da Silva derrotou um dos favoritos para ganhar uma medalha, o ucraniano canhoto Fedchuk Andriy por 21x16. A vitória do brasileiro foi considerada uma das principais em toda a competição até o momento e levou o público chinês à loucura com uma ovação que perdurou durante mais de um minuto. Depois, derrotou Makrausov Konstantin, do Terjimequistao, por 29x18.
Aí, nas quartas de finais, ficou muito perto da medalha. Com o soar do gongo, a luta entre o brasileiro Washington Luiz e o armênio Malumyan Artak terminou empatada 22x22. No primeiro critério desempate, com a soma total dos pontos assinalados pelos cinco juízes, a vitória do armênio foi conseguida com um ponto de diferença (82x81).

Este ano, ele disputou a tradicional Copa Independência, na República Dominicana, mas não foi bem, se dando mal no sorteio. Caiu na estréia diante do cubano Julio La Cruz. Em 2007, ele também caiu diante de um cubano, mas desta vez somente da final, conquistando a prata, perdendo apenas para Osmar Acosta Duarte.
Porém, foi em 2006 que ele conseguiu sua maior vitória. Numa vitória espetacular, Washington Silva, categoria 81 kg, venceu o cubano Duniet Dorticos, vice-campeão cubano, boxeador com mais de 200 vitórias e medalha de prata na Copa do Mundo, realizada em 2005.

Para Pequim, o boxeador tem de ter sorte no sorteio, o que não ocorreu em Atenas. Caso enfrente algum atleta, na teoria, pior que ele, ele poderá se classificar para a fase seguinte e, aí sim, crescer no torneio para surpreender em busca de uma semi final e garantir uma medalha, assim como quase fez no mundial de 2005. Ele tem vitórias contra grandes pugilistas e pode surpreender...
Para os favoritos da categoria clique AQUI
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Washington Silva venceu o atleta do Haiti Azea Augustama, que ficou em terceiro no último dos pré olímpicos continentais, por 6x2. Ele fez uma luta muito boa, sempre esteve na frente e poucas chances deu ao adversário.
Nas oitavas de finais, venceu um lutador de Gana numa luta durísssima por 9x7 e foi até as quartas de finais, ficando a uma luta de uma medalha. Porém, contra o irlandês nas quartas de finais, acabou perdendo por 7x0, sem grandes chances, e fechou na quinta posição. De qualquer jeito um resultado extraordinário.

0 comentários: