Companheiro de Jadel no triplo

Jafferson Sabino disputará o salto triplo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 graças ao índice A conquistado esta semana, em São Paulo. Sabino atingiu 17m28 em seu segundo salto no festival de Saltos e Arremessos de São Paulo, no Ibirapuera. Na última tentativa, o atleta sofreu um problema muscular, e saiu mancando da pista. Em seguida, Sabino foi atendido pelo posto médico, no próprio Ibirapuera.

Até o momento, ele tem a quarta melhor marca do ano. Obviamente, poucos dos grandes atletas fizeram boas marcas, inclusive o nosso Jadel que ainda não disputou competições neste ano.
A marca de 17m28, além do índice olímpico, é a melhor marca de sua carreira. Até então, o melhor resultado havia sido 17m22 no GP de Belém em 2006.

No mundial do ano passado, em Osaka, acabou não conseguindo saltar bem. Sua melhor marca nas eliminatórias foi 16m34, ficando longe da vaga na final.

Nos Jogos pan-americanos do Rio ele quase fez uma dobradinha com Jadel Gregório na prova. Ele vinha na segunda posição 16m81 até o último salto, quando os dois cubanos que estavam atrás, Osniel Tosca e Yoandris Betanzos , conseguiram 16,92 m e 16,90 m respectivamente para roubar-lhe o pódio.
Seu principal título foi o campeonato ibero americano em 2006, quando saltou 16m81.

A final olímpica é um sonho real para Jefferson. Caso consiga igualar o salto feito no Ibirapuera, o lugar entre os 12 melhores está praticamente garantido, já que a marca do 13º no mundial do ano passado foi 16m69 e nos Jogos Olímpicos de 2004 foi 16m91.
Porém, ele precisa estar no auge de sua forma em agosto, quando ocorrerão os Jogos. Caso contrário, não conseguirá repetir muito menos melhorar sua marca, e assim cairá na primeira fase, como fez no mundial do ano passado.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Jefferson Sabino tinha uma das melhores marcas do ano na prova, se repetisse ou chegasse perto dela ficaria entre os 12 melhores com sobras.
Porém, iniciou muito mal a competição com a marca de 16m12. Depois, melhorou um pouco para 16m47, ainda insuficiente para chegar na final. Sua terceira chance, além do salto não ter chegado próximo dos 17m, ele queimou ficando de fora da final da prova, que contou com a participação de Jadel Gregório. 17m11 foi o melhor salto do último dos classificados entre os 12 melhores, marca 17 cm pior do que a melhor do brasileiro.

0 comentários: