Até o momento, o blog Brasil em Pequim já sete enquetes e o público parece muito otimista
A primeira perguntou "Quantas medalhas o Brasil trará em Pequim?". A pesquisa ficou durante duas semanas recebendo votos. A opção "mais de 20" ficou em primeiro lugar com 12 dos 30 votos. Em segundo ficou "de 15 à 20" com 9 votos e em terceiro empatado "5 à 10", 10 à 12" e "12 à 15" com três votos cada.Os números foram estratégicos, já que em Atenas- 2004 foram 10 medalhas, em Sydney-2000 12 e em Atlanta-1996 15.
Minha opinião - Patriotismo a parte, acredito na opção mais de 20 medalhas.
A segunda enquete perguntou" Quem será a SURPRESA da delegação brasileira? Dentre os 54 votos recebidos durante duas semanas de permanência no blog, Fabiana Murrer recebeu 12, o que significa 12%. Em segundo lugar ficou o handebol feminino com 9 votos seguido de Lais Souza da ginástica com oito votos e o basquete feminino(Que ainda não se classificou, mas deve assegurar a vaga) com seis. O revezamento masculino 4x100m medley da natação recebeu 5 votos enquanto a lutadora Debora Nunes ficou com quatro, o mesmo número do ciclista brasileiro Luciano Pagliarini(Que também não garantiu sua vaga na equipe brasileira). Com três votos ficaram André Sá e Marcelo Melo do tênis e Sarah Meneses do judô.
Minha opinião - A dupla de tênis André Sá e Marcelo Melo vai surpreender muito em Pequim e acredito também que o revezamento 4x100m medley já não será mais uma surpresa e sim uma confirmação.
A terceira pergunta foi Qual será a posição do Brasil no quadro de medalhas?Ganhou a opção "Entre os 5 primeiros" com 33% dos votos, somando 24 cliques. Em segundo ficou "Entre 10º e 15º" com 21 votos, 29%. Logo após apareceu "Entre 6º e 10º" com 15 votos, 20%. As demais opções foram pouco lembradas:"Entre 21º e 24º" recebeu 5 votos, atingindo 6% enquanto "16º(Igual à 2004)" e "52º(Mesma de 2000)" obtiveram dois votos. Por último, "Entre 17º e 20º", 25º(Igual à 1996 e 1992) e "Abaixo de 25º" com um voto cada.
Minha opinião- Entre 10º e 15º lugar. Um lugar entre os top ten acho um pouco distante ainda já que passar EUA, China, Rússia, Austrália, Alemanha, Grã Bretanha, França, Itália é muito, muito difícil. Um pouco menos difícil seria passar Japão, Coréia do Sul e Ucrânia, o que já tiraria o Brasil dos 10 melhores. Acredito na 12ª posição, na frente inclusive de Cuba.
Na quarta enquete, sobre o judô o público se mostrou ainda mais otimista. Ao ser perguntado quantas medalhas o judô trará de Pequim, a opção vencedora foi "3 medalhas" com 10 votos, 23% do total. Logo atrás veio "13 medalhas" com 9 votos, 21% do total. Para sete leitores, ou 16% dos votantes, o Brasil trará " 4 medalhas" enquanto para seis leitores o Brasil vai trazer "5 medalhas" e para outros seis serão "6 medalhas" . A opção de "nenhuma medalha" foi lembrada duas vezes enquanto "1 medalha" ou "2 medalhas" tiveram votação de apenas um leitor cada.
Minha opinião- Acredito que os três campeões mundiais que temos irão "ao menos" subir ao pódio em Pequim. Penso ainda que pelo menos uma medalha virá no feminino, acredito mais em Edinanci, mas não seria surpresa alguma se viesse com Mayra, Sarah, Érika ou Kétlin. Apostaria em quatro medalhas.
Na quinta enquete, o otimismo continuou. Ao ser perguntado quantas medalhas a natação brasileira ganhará em Pequim, a opção de 6 medalhas liderou com 21 votos, 43% do total. Na segunda posição ficou três medalhas com 9 votos, 18% do total. Uma medalha ficou em terceiro com 6 votos, 12% do total, seguido por 5 medalhas e 2 medalhas com 4 votos, 8%. 4 medalhas e nenhuma medalha tiveram 2 votos.
Minha opinião- A natação tem chances reais de oito medalhas em Pequim. Porém, acredito em ""apenas"" duas. Thiago Pereira terá os 200m e os 400m medley para tentar o pódio individual mas acredito que ele ficará na quarta posição em ambas as provas. Kaio Márcio está priorizando os 200m borboleta e tem chances de medalha, apesar de achar que ele ficará em quinto ou sexto. Poliana Okimoto é a única mulher com chances de pódio, nas maratonas aquáticas, mas creio numa quinta posição dela. César Cielo eu acredito que subirá no pódio nos 50m livre e ficará próximo nos 100m livre. Outra medalha que estou apostando é no revezamento 4x100m medley, que vem em forte evolução. O 4x200m livre acredito que ficará em quinto ou em sexto, mas com chances de pódio.
A sexta enquete foi "Depois de dois ouros no mundial do ano passado, quantas medalhas trará a Vela brasileira?. A opção vitoriosa foi "2 medalhas", com 10 dos 44 votos. Em segundo lugar ficou "3 medalhas" com oito votos, seguido por "1 medalha" com 6 votos e "5 medalhas" com dois votos. As opções 'Nenhuma" e "cinco medalhas' receberam um voto cada.
Minha opinião- Duas medalhas. Apostaria em pódio de Bimba, na RS:X e da dupla brasileira da Star Robert Sheidt e Bruno Prada. Porém, sei que a dupla feminina da 470 e a masculina da 49er brigarão pelo pódio, mas se fosse para apostar, colocaria-os na quinta ou sexta posição.
A sétima enquete foi "Quantas medalhas o atletismo trará de Pequim?" e novamente o otimismo rolou solto. Com 54% dos 46 votos votos ficou "5 medalhas". As opções "2 medalhas" e "3 medalhas" receram sete votos cada uma enquanto "uma medalha" teve 4 votos. "4 Medalhas" teve dois votos e "uma medalha" recebeu um voto.
Minha opinião- Três medalhas. Acredito que a maior chance de medalha do Brasil seja no salto em distância com Maurrem Maggi, que vem saltando muito esse ano. Outra medalha que eu acho que vai vir é no triplo masculino com Jadel. Uma terceira medalha viria no revezamento 4x100, que bateu na trave no mundial do ano passado. Acredito que outros têm chances reais de medalha, como Marilson Gomez na maratona, Fabiana Murrer no salto com vara e em alguém que a imprensa não tem olhado mas eu espero muito dele, Fabiano Peçanha nos 800m.
A oitava enquete foi a que menos tempo ficou no ar mas a que mais recebeu votos. Em apenas 8 dias, a pergunta "Quem deveria ser o porta bandeira da delegação brasileira" recebeu 182 votos. A vencedora foi Jade Barbosa, que recebeu 25% dos votos, pouco a frente de Thiago Pereira que teve 21%. O jogador de volei Giba ficou em terceiro com 11%, pouco a frente da jogadora de futebol Marta, que recebeu 10%. Com 8% ficou o ginasta Diego Hipólito, seguido pelo técnico Bernardinho, com 5%, e do mesa tenista Hugo Hoyama com 4%. A levantadora Fofão e o judoca Thiago Camilo receberam 2% dos votos, pouco à frente de Maurrem Maggi, o jogador de volei de praia Ricardo e o triplista Jadel Gregório. A opção outro teve 3% dos votos.
Minha opnião Minha opnião era que o técnico Bernardinho deveria ser o porta bandeira da seleção por tudo que ele representa para a história do esporte nacional. Primeiro, como jogador nos anos 1984, quando foi vice campeão olímpico, depois pelo que fez na seleção feminina de volei, levando o time para dois bronzes olímpicos e por último, claro, o fato de comandar o vencedor time que venceu tudo nos últimos sete anos de volei masculino.
Na enquete que ficou mais tempo no ar, cerca de 20 dias, perguntei quantas medalhas o volei de praia do Brasil ira ganhar em Pequim. A opcao Quatro, foi a mais votada com 56 votos, 39% do total. Em seguida, ficou a opcao dois, com 37 votos, uma a mais que a opcao tres. Apenas seis votos para uma medalha e sete para nenhuma
Minha opiniao: Acho que quatro medalhas e muito dificil do Brasil levar. Alem de tem que da sorte no sorteio, as duplas brasileiras ja foram melhores em outras vezes e mesmo assim nunca chegaram a quatro podio. Acredito em dois, um em cada sexo.