Frank quer repetir o Pan

Poucos irão esquecer da brilhante medalha de ouro conquistada pelo maratonista Frank Caldeira no último dia dos Jogos Pan-americanos do Rio, ano passado, quando ele fez uma corrida de recuperação invejável debaixo das fortes chuvas que caíam sobre a Cidade Maravilhosa e ultrapassou os atletas guatemaltecos que dispararam na frente a partir da metade da prova.

Agora, para Pequim, ele quer repetir a atuação e brigar por um pódio olímpico.
O Brasil teve seis atletas com Índice A na prova para os Jogos Olímpicos de Pequim e, como cada país pode levar no máximo três atletas por prova, os donos da vaga são Marilson Gomes dos Santos (2:08:37), José Teles de Souza (2:12:23) e Caldeira.
Caldeira fez o índice em abril deste ano , quando foi o 18º colocado na Maratona de Paris, com 2h12min38, seu recorde pessoal, que tirou da terceira posição da lista o herói olímpico Vanderlei Cordeiro, que acabou de fora de sua quarta olimpíada, já que esteve presente nos Jogos de 1996, 2000 e 2004.

Em termos de maratona, o tempo não é o principal objetivo. Afinal, cada prova tem seu percurso, com suas facilidades e dificuldades, o que faz com que o atleta que tenha o melhor tempo da temporada não tenha um favoritismo do mesmo tamanho de quem fez o melhor salto do ano no salto em distância.
Frank tem, de acordo com o site da Federação Internacional de Atletismo Armador, apenas o 134º melhor tempo do ano. Porém, na frente dele existe 37 quenianos e apenas três deles podem disputar os Jogos Olímpicos.
A prova em Pequim terá cerca de 100 atletas, todos com chances de bom resultados, afinal a maratona é uma prova impossível de fazer qualquer previsão. Frank com certeza não está entre os favoritos, mas está num "segundo pelotão" dentro dos que tem chances reais de surpreender e ficar entre os primeiros colocados. A poluição da capital chinesa, assim como a de São Paulo, é muito grande, o que faz com que Frank tenha um ligeira vantagem em relação aos europeus e africanos, não acostumados com a fumaçã e a sujeira do ar de Pequim.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Frank Caldeira esteve no primeiro pelotão nos primeiros minutos de prova, mas não conseguiu manter um bom rítmo de competição, abandonou antes da metade da prova. Não chegou a andar entre os melhores depois dos primeiros quilometros.

0 comentários: