A disputa pela segunda vaga brasileira no volei de praia masculino para os Jogos Olimpicos de Atenas foi acirradissima e no fim que se deu melhor foi a dupla formada por Fabio Luiz e Marcio, que se manteram na frente dos adversarios apesar de nao terem tido uma boa temporada de 2008.
A dupla atua junta no circuito mundial desde 2005, quando formaram uma das melhores equipes do mundo e foram campeoes mundiais. Naquele ano, venceram tres etapas do circuito mundial e acabaram como uma das melhores duplas do planeta. 2006 venceram quatro etapas, terminando em segundo lugar e 2007 tiveram um ano regular e terminaram em setimo lugar. Em 2008, porem, estiveram muito perto de perder a vaga para outra dupla brasileira, Pedro e Harley.
A vaga foi confirmada no Aberto de Marselha, ha duas semanas, ao vencerem os compatriotas Pedro Solberg e Harley, na semifinal por 2x0. Foram cinco encontros entre as duas equipes pelo mundial, e Márcio e Fábio Luiz tinham vencido apenas na decisão da medalha de bronze do Aberto de Espinho, no ano passado. Só neste ano tinham sido duas derrotas: uma em Xangai e outra em Barcelona.
Um dia após obter a classificação olímpica em disputa acirrada com Pedro Solberg/Harley, a dupla brasileira garantiu o ouro da etapa de Marselha do Circuito Mundial de vôlei de praia com uma vitória convincente sobre os chineses Xu e Wu por 2 sets a 0 (duplo 21-16).
O triunfo em Marselha pode significar o recomeço de um time que vinha em péssima fase ao longo da temporada. Até agora, Márcio e Fábio Luiz não haviam subido ao pódio nenhuma vez no Circuito Mundial e só haviam conquistado um bronze no Nacional, em fevereiro, na etapa de Florianópolis. Desde então, acumularam uma sucessão de falhas e viram sua chance de chegar a Pequim cada vez mais ameaçada pelos emergentes Pedro e Harley. A tão sonhada vaga, porém, veio no último sábado, justamente com uma vitória sobre os rivais compatriotas nas semifinais na França.
Coincidentemente, enquanto Márcio e Fábio iniciam uma breve ascensão, Harley e Solberg experimentam uma leve queda. Neste domingo, os brasileiros levaram uma virada dos desconhecidos alemães Matysik e Uhmann na disputa pelo bronze, perderam por 2 sets a 1 (16-21, 21-17 e 16-14) e ficaram fora do pódio francês.
A dupla Márcio e Fábio Luiz, ficou no grupo D das Olimpíadas e enfrentará a dupla russa Barsouk/Kolodinsky (parceria do Brasil venceu quatro de sete jogos), a austríaca Doppler/Gartmayer (seis vitórias e uma derrota de Márcio e Fábio Luiz) e a italiana Lione/Amore.
Se a dupla ficar em primeiro ou segundo lugar, se classifica automaticamente para a proxima fase. Se for terceira colocada, se classifica diretamente para as oitavas de finais caso fiquem entre os dois melhores terceiros colocados dos seis grupos. Se forem os piores terceiros, disputam uma especie de repescagem para ver quem sao os dois outros terceiros colocados para completar os 16 das oitavas de finais.