Poucos falam, mas e chance real de medalha


Aqui do Canada, vo continuar as postagens sobre as chances de cada um dos brasileiros em cada uma das provas que serao disputadas em Pequim. Ainda sem acentos na Lingua Portuguesa, vou falar de uma chance real de medalha mas que poucos vem comentando, o revezamento 4x100m medley masculino da natacao.

O time sera formado por Kaio Marcio, no borboleta, Henrique Barbosa, no peito, Guilherme Guido, nos costas, e Cesar Cielo no craw, podendo ainda contar com reservas de fortissimo nivel para nadar as eliminatorias, como Gabriel Mangabeira e Thiago Pereira.
O tempo feito pelos brasileiros nos Jogos Pan-americanos do ano passado, 3min35s81 foi o quinto melhor de 2007 e foi obtido por Thiago Pereira, no costas, Kaio Marcio, borboleta, Henrique Barbosa, no peito, e Cesar Cielo no crawl.

Esse tempo, que e recorde sul-americano, pode ser melhorado e muito para Pequim. Nas olimpiadas, Guilherme Guido sera o primeiro a cair na agua ja que o revezamento e aberto com o nado de costas. No tempo do revezamento do Pan, Thiago Pereira nadou a prova para 56s25. O recorde sul-americano dos 100m costas, feito recentemente por Guido e de 54s32. Se Guido nadar para seu melhor, ja serao dois segundos ganhos em relacao ao tempo do Pan.

O segundo a cair na agua sera Kaio Marcio. Dono do oitavo melhor tempo de 2007 com 51s99, ele tem tudo para melhorar os 52s06 feitos na final do revezamento nos Jogos Pan-americanos. Isso porque, num revezamento, o atleta costuma ganhar entre seis e sete decimos ja que tem a saida livre. Kaio tem reais condicoes para nadar proximo dos 51s00 no revezamento, o que faria com que o time ganhasse mais um segundo em relacao ao tempo do Pan.

O terceiro a cair sera Henrique Barbosa. Ele que nadou para 1min00s79 esse ano, tempo que lhe deu o recorde sul-americano da prova, fez 1min00s52 no tempo do revezamento do Pan. Se nadar para seu melhor, conseguira fazer perto de 1min00s00, melhorando em cerca de meio segundo o tempo do revezamento do Pan.

A arma do Brasil sera o nado crawl. Cesar Cielo e um dos principais nomes da velocidade atual e nadou no Pan do ano passado para incriveis 47s80. Esse ano, bateu o recorde sul-americano da prova com 48s34. A parte do craw e a mais dificil de ser melhorada em relacao ao Pan, ja que Cesar nunca baixou de 48s. Porem, tudo pode se esperar dele!

Claro que tudo o que coloquei acima sao hipoteses. Mas e a unica forma de analisar o revezamento que se fizer seu melhor nadara perto dos 3min33s00, que acredito daria uma medalha ao Brasil. Esse ano, o tempo da Russia de 3min34s25 e o melhor. Mas poucas selecoes disputaram provas importantes neste revezamento.
Acredito que o ouro nao escapa dos EUA, que tem quatro nadadores que deverao ganhar medalhas nas provas individuais. Agora da prata ate o oitavo colocado sera uma briga intensa. Australia, Japao, Franca, Russia, Canada e Croacia tem chances reais de medalha.

Tentando colocar o patriotismo de lado e analisando friamente os tempos da prova, colocaria o Brasil como medalha de bronze da prova. Mas realmente muito complicada a analise.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Meu Deus que decepção. Tudo bem que Cesar Cielo tenha aberto mão de disputar as eliminatórias da prova, mas mesmo sem ele poderíamos conquistar a classificação, sem muitas dificuldades.
Porém, Guilherme Guido voltou a não nadar bem os 100m costas, assim como nosso nadador de peito. No borboleta, Káio Márcio não conseguiu recuperar e o Brasil fechou com 3min38s, três segundos acima do recorde sul-americano e na 13ª posição no geral. Uma decepção e uma chance de medalha jogada fora graças a má atuação dos atletas que não fizeram seu melhor nos Jogos Olímpicos. Uma pena.

2 comentários:

Anônimo

23 de julho de 2008 às 01:10

tb acredito em uma prata ou bronze nessa prova.
abrindo com guido na casa dos 53`8
aí o henrique mandando um 59 alto
em seguida manga ou kaio mandando um 51´0
e cesao fechando pra 47 baixo
seria algo em torno de 3.31 3.32
é possivel!! eu acredito!

Unknown

24 de julho de 2008 às 11:26

Dependendo das datas das provas e do desempenho na Olimpíada, talvez o Mangabeira até substitua o Kaio, não sei. Pois o Mangabeira está vindo bem nos 100 e o Kaio anda mais concentrado nos 200 borboleta.

Mas essa prova vai ser totalmente espetacular e imperdível.

Como o gabriel disse, o Brasil pode baixar pra 3m32 ou até 3m31, pois pelo menos 3 dos 4 atletas estão evoluindo sem parar e têm tudo pra baixar bem os tempos do Pan.