Dupla favorita ao bi nas areias


A dupla brasileira de volei de praia Ricardo e Emanuel chegarao a Pequim como favoritos para conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos, repetindo o feito de quatro anos atras, em Atenas. Ainda sem acentos da Lingua Portuguesa, ja que estou no Canada, hoje vou analisar as reais chances da dupla brasileira.

Em cinco anos jogando juntos, eles conquistaram o Circuito Mundial cinco vezes, além de três títulos do Circuito Brasileiro. Porém, o título mais importante da dupla veio em 2004, nas Olimpíadas de Atenas. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete jogos, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel quebraram a sina brasileira e faturaram a medalha de ouro.

A dupla tupiniquim fechou o ranking mundial que classificou as 24 duplas para os Jogos Olimpicos levando em conta os resultados nos ultimos 12 meses na segunda posicao, atras dos americanos Rogers e Dalhauser.
Esse ano, a dupla coleciona os titulos nas etapas do circuito mundial de Berlim e da Polonia, o que o coloca como lideres do ranking de 2008. Eles ainda conquistaram o bronze em Praga alem da quarta posicao na Italia. Regularmente chegao ao podio nas competicoes importantes e conquistaram o bronze no mundial do ano passado, competicao que mais veleu pontos para o ranking mundial. O titulo, que eles conquistaram em 2003, escapou nas semi finais, quando perderam para Rogers-Dalhausser por 19-17 no terceiro set.

A pedra no sapato deles realmente sao os americanos, que pouco disputam o circuito mundial e por isso muitas vezes nao aparecem bem nos rankings mundiais.
A dupla esta junta desde 2002 e desda la ja conquistaram 29 etapas do circuito mundial, uma media de mais de quatro campeonatos por ano.

Um dos integrantes da dupla, Emanuel, ira disputar sua quarta olimpiada, em quatro em que o esporte apareceu no programa oficial. Emanuel decepcionou em 1996, caindo logo na primeira rodada, e em 2000 quando perdeu nas oitavas de finais. Em 2004, ao lado de Ricardo, saiu vencedor.
Ja Ricardo, e considerado o melhor jogador do planeta. Um gigante no ataque e no bloqueio, ira disputar sua terceira olimpiada depois de ser prata em 2000, ao lado de Ze Marco, e do ouro em 2004. Em 2000, conseguiu subir ao podio em 11 das 13 competicoes que disputou, mas perdeu a mais importante, a final olimpica para Blenton e Fonoimoana.

Eleito o melhor bloqueador do mundo em 2002 e melhor atacante em 2005 e 2006, Ricardo já ultrapassou a marca de 40 títulos em etapas do Circuito Mundial. A primeira medalha de ouro em Pan-Americanos veio justamente diante da torcida, em 2007, no Rio de Janeiro.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel fizeram sua estréia na competição contra os angolanos Fernandes e Morais e a vitória veio sem grandes dificuldades.O frágil time de Angola teve dificuldades com os ataques de Emanuel e, sem forçar o ritmo, os brasileiros abriram facilmente vantagem de dez pontos. Com um erro de ataque da dupla angolana, Ricardo e Emanuel fecharam a primeira parcial com uma folga ainda maior: 21 a 8.No segundo set, os angolanos conseguiram deixar o jogo um pouco mais equilibrado. No início da parcial, o placar marcava 4 a 4. No entanto, com uma série de bons saques, Emanuel abriu novamente uma boa vantagem para os brasileiros: 10 a 4.O panorama não mudou no restante do set. Apesar da desconcentração momentânea da dupla brasileira, os saques de Emanuel foram decisivos para a conquista do triunfo. Ricardo e Emanuel encerraram a primeira batalha rumo à medalha de ouro por 21 a 13.

0 comentários: