Principal chance de ouro...Mas pode ser oitavo


Comecando minha ultima semana no Canada, vou embora quarta que vem, vou falar, ainda sem acentos na Lingua Portuguesa, sobre as chances do nadador Cesar Cielo na prova dos 50m livre, a mais rapida da natacao e provavelmente a mais imprevisivel.

Cesar apareceu para o mundo da velocidade aquatica quando marcou 22s45 no torneio Pan-Pacifico de 2006, um tempo muito bom, principalmente pelo fato do Brasil ter perdido seu principal velocista, Fernando Scherer, que se aposentou.
Porem, foi em 2007 que Cesar despontou como um grande candidato ao podio olimpico. O tempo que fez para ficar com a medalha de ouro nos 50m livre dos Jogos Pan-americanos, 21s84, foi o quarto melhor do ano passado e ficou como recorde sul-americano ate mes passado, quando Cesar nadou em Atlanta para 21s75.
No mundial do ano passado, Cesar disputou a final da prova e ficou na sexta posicao, porem bem perto do podio.
No comeco do ano, nadando pela sua universidade nos EUA, quebrou todos os recordes em piscinas de 25 jardas, sendo o melhor da historia do mundo nestas provas.

Esse ano, porem, o velocista viu seus principais rivais melhorando seus tempos, batendo diversas vezes o recorde mundial. Ate o momento, o brasileiro tem o oitavo melhor tempo da temporada, mas podemos dizer que e o sexto melhor dos classificados para os Jogos Olimpicos, ja que temos tres franceses e tres americanos a sua frente.
Uma classificacao para as semi finais, entre os 16 melhores, so nao vira se uma catastrofe acontecer. Cesar vem nadando constantemente na casa dos 22s baixo e algumas vezes baixou os 22s, tempos que lhe colocam com certeza entre os semi finalistas da prova.
Para a final, Cesar tambem deve se classificar. Com essa loucura de melhoras constantes de tempo da natacao, acredito que para estar na final, os nadadores terao de baixar dos 22s ou ate mesmo de 21s90.

Agora, na final, com oito competidores e apenas 50m de prova tudo pode acontecer. Talvez eu seja um pouco patriota demais, mas acredito numa medalha para ele. Pode ser ate de ouro...O que acho mais complicado, mas nada impossivel, pelo contrario, o mais possivel dos ouros da natacao brasileira.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
QUE PROVA! QUE OLIMPÍADA! Pouquíssimos comentários especiais para se fazer sobre a brilhante atuação de ouro do brasileiro Cesar Cielo, que nadou apenas 0s02 do recorde mundial e ficou com a primeira posição na prova mais rápida da natação.
Ele passou para as semi finais com o segundo melhor tempo, tendo ficado com o recorde olímpico durante alguns minutos, já que na série seguinte teve seu 21s47 superado em um centésimo.
Nas semi finais, se classificou com o melhor tempo, desta vez com o recorde olímpico permanente.
Na final, nadou na melhor raia e liderando desde o início, venceu com 0s15 de vantagem sobre o medalha de prata, o que mostra que sua superioridade foi muito, muito grande. Venceu com 21s28 e se tornou o primeiro brasileiro campeão olímpico da natação!

1 comentários:

brunozt

24 de julho de 2008 às 18:08

Ótimo título do post Guilherme. Disse tudo!



Abraço
Até