Quem viu o Troféu Maria Lenk, disputado no último mês no Rio de Janeiro, com certeza não esquecerá da prova dos 100m peito, em que quatro atletas brasileiros conseguiram o índice A para a participação em Pequim, feito inédito na história da natação brasileira.
E quem foi o melhor dos quatro foi Henrique Barbosa, principal peitista brasileiro e que representará nossa seleção no revezamento 4x100m medley, candidato à medalha em Pequim e que será analisado melhor pelo blog nas próximas semanas.
Henrique iniciou o ano sendo dono do recorde sul-americano da prova com 1min01s56, feitos no Troféu Maria Lenk de 2007, marca que já o garantiu em Pequim 2008. Quando saiu das piscinas naquela ocasião, achava que já estava classificado para Pequim, já que não era esperado que quatro atletas chegassem a difícil marca de 1min01s57 estipuladas para disputar a prova nas olimpíadas. Enganado estava ele e a prova evoluiu de uma maneira no país que ele teve que nadar para 1min00s79 nas eliminatórias dos 100m peito no Troféu Maria Lenk de 2008 para garantir seu lugar na delegação brasileira. A marca obtida lhe rende a 13ª posição no ranking da prova deste ano, o que o faz ser um dos favoritos a ser um dos 16 semi finalistas da prova.
Sua evolução é clara. No Pan do Rio, ele ficou na quarta posição com o tempo de 1min01s83. No sul-americano de 2008, em março deste ano, ele fez a marca de 1min01s44, batendo o recorde sul-americano da prova. Depois, nova melhora no Troféu Maria Lenk e a marca que o faz estar entre os melhores do mundo na prova.
Ele ainda se mostrou muito veloz nas provas dos 50m, em que ele tem o tempo de 28s10, que o coloca entre os 20 melhores do mundo também nesta prova, que não é olímpica.
Para fazermos uma comparação com os tempos do mundial de 2007, o tempo de 1min01s69 foi a marca do último classificado para as semi finais. Para ficar com uma vaga entre os oito melhores, foi necessário fazer 1min01s11. Porém, com a onda dos novos maiôs que melhoram em 2% os tempos, aliados com a frequente melhora de tempos quando o assunto é Jogos Olímpicos, é capaz que uma final olímpica tenha participação de oito nadadores com tempos abaixo de 1min, o que até seis anos atrás nunca havia acontecido para nenhum atleta. Com isso, 1min00s80 deve dar uma vaga nas semi finais , o que faz com que se, nadar para seu melhor tempo, a classificação de Henrique para as semi finais seja obtida. Uma final, já é mais complicado, precisando melhorar mais de meio segundo. Para medalhar, precisa de muito...cerca de 1s5.
Atualização Henrique conseguiu um excelente tempo de 1min01s04 na final do Torneio Golden Bear Swim Meet em Zagreg na Croácia, mostrando que em Pequim estará no auge de sua forma.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Henrique acabou com 1min01s11 sua prova dos 100m peito, sem ter melhorado sua marca e fora das semi finais. Terminou em 23º lugar, não conseguindo vaga nas semi finais. Se tivesse nadado para seu melhor tempo, teria uma vaga entre os 16 melhores .Não fez uma boa olimpíada.
0 comentários:
Postar um comentário