O arremesso de dardo ficou mais conhecido no Brasil depois de Suely Pereira dos Santos ter pousado nua na Playboy no final da década de 1980. Com a aposentadoria da atleta que participu de duas olimpíadas, a modalidade ficou orfã no Brasil por alguns anos mas agora tem Luciana Resende brilhando no cenário nacional.
A atleta tem o índice B para a prova, conquistado em São Caetano no dia 26/01. Ela lançou neste dia 59m30, muito perto de seu recorde pessoal, conquistado na mesma pista em 2007, quando lançou 59m58. Ainda no dia 26, ela superou outras duas vezes o índice, com 56m56 e 56m94.
Dia 18 de março, Buenos Aires Alessandra Resende venceu o GP com 57m02, novamente marcando o índice B, saindo da lista dos presentes em Pequim apenas se uma brasileira a superar, o que é muito difícil, devido ao nível da prova no país. Ela ainda pode alcançar o índice A para os Jogos e garantir de vez a vaga, caso arremesse 61m50.
Com a marca que ela tem, ela tem boas chances de bom resultado em Pequim, já que em Atenas 2004, a última finalista conseguiu classificação entre as 12 melhores lançando 60m97. Precisa melhor um pouco da sua melhor marca.
No ano passado, participou das duas grandes competições, mas sem sucesso. Nos Jogos Pan-americanos do Rio, ficouem quinto, com a marca de 57m95 . Já no mundial de Osaka, ficou na 22ª primeira posição lançando 56m42.
Em junho, ela venceu o arremesso de dardo do campeonato ibero americano com a marca de 56m59, repetindo o índice B e se mostrando cada vez mais forte para Pequim.
Por mais que estejamos no início do ano, ela tem uma marca importante na prova. O lançamento feito emSão Caetano lhe rende um lugar entre as 10 melhores do ano de 2008. Se melhorar, poderá brigar por uma final.
Atualização Alessandra lançou 53m95 para ficar com o título do Troféu Brasil de atletismo. Porém, ficou decepcionadíssima com o resultado: "Tive um péssimo resultado, uma merda bem grande mesmo"- resumiu a atleta. "Tenho certeza que vou superar os 60m em Pequim e conquistar uma vaga na final" Completou Alessandra.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Luciana acabou não arremessando bem nos Jogos Olímpicos, fechando na 27ª posição entre as 54 atletas com a marca de 56m53, obtido em sua segunda tentativa.Nos outros arremessos, chegou a 54m05 na primeira tentativa e a 54m32 na última.
O resultado foi longe de seu melhor, mas fez uma marca que ficou na média entre seus arremessos no ano, que foi cheio de altos e baixos. A marca para a final foi de 60m13, dentro das expectativas e dentro das possibilidades da brasileira, que tem seu melhor arremesso muito perto disso.
De positivo da participação da brasileira foi a melhora dela em relação a Suely Pereira dos Santos, única brasileira que participou da prova na história. Suely havia feito 56m04 em 2000, ficando na 28ª posição
0 comentários:
Postar um comentário