O brasileiro José Alessandro Bagio conseguiu o índice A para a prova de 20km de marcha atlética e etá praticamente garantido nos Jogos Olímpicos, já que dificilmente três brasileiros farão a marca exigida pela IAAF, de 1h23min.
O catarinense que concluiu o percurso de 20 km em 1h22min56 na corrida realizada em Rio Maior e está também classificado para a Copa do Mundo de Marcha, fim de semana que vem. O tempo representa para ele um lugar entre os 30 melhores do mundo. O tempo foi o melhor da carreira do atleta que em Pequim terá 27 anos. Ele já fez um tempo maior, mas em competições de pista e não de rua. Ele fez 1h21min37 em 2004, em Itajaí.
Em Atenas, o marchador José Alessandro Bagio não conquistou medalha, mas voltou para casa com um resultado excelente: ao ficar em 14º na prova dos 20 km, Bagio passou a ser dono da melhor colocação de um brasileiro na história da marcha em Olimpíadas. No Pan de Santo Domingo-2003, José Alessandro Bagio foi desclassificado por ter flutuado (tirado os dois pés do chão). No Rio de Janeiro, ele terminou a prova sem infringir nenhuma regra, mas conseguiu apenas a oitava colocação.
Para Pequim o principal objetivo é terminar entre os 14 melhores, para conseguir melhorar sua posição de Atenas. Seu objetivo para Atenas, em 2004, era claro: ""É claro que o Brasil não vai reconhecer, porque só se pensa no primeiro lugar. Mas já é um começo. Em minha primeira Olimpíada, tinha o objetivo de ficar entre os vinte primeiros. Consegui." Reclamou e constatou José após completar os 20km das olimpíadas.
Ele está em forma e melhorando cada vez mais para conseguir ficar entre os 14 melhores. A medalha realmente é um sonho muito distante, mas o objetivo de melhorar sua posição anterior está próximo de ser alcançado!
Na Copa do Mundo de marcha atlética, dia 11 de maio, abanonou a prova e não constou entre os classificados.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
José Bagio fez uma bela prova em Pequim e conseguiu repetir exatamente a décima quarta posição que alcançou em Atenas e desta vez fazendo uma prova mais consistente, ,atingindo seu melhor tempo na complicada temporada que teve.
José ficou no primeiro pelotão da prova durante mais de três terços da prova, passando a metade dos 20km na décima primeira posição apenas 1s atrás do líder. Depois, perto da definição da prova, não sentiu o cansaço e o calor fortíssimo que batia na capital chinesa, conseguindo recuperar algumas posições nos quilometros finais da prova, chegando em 14º com a marca de 1h21min43s
Um dos principais destaques da delegação brasileira de atletismo, mais uma vez!
0 comentários:
Postar um comentário