A cabeça do povo brasileiro mudou

Quando os Jogos Olímpicos começaram eu achava que a cabeça dos brasileiros com relação a participação brasileira havia mudado. E mudou. Antes, todas as medalhas eram comemoradas, mas as finais, posições importantes e colocações que superam as expectativas mas não chegavam ao pódio eram esquecidas. Agora, até mesmo as medalhas de prata e bronze são pouco comemoradas e as pessoas só estão se importando com a medalha de ouro.

Pessoas que não acompanham o esporte durante quatro anos voltam todas as expectativas para os Jogos Olímpicos, inclusive a mídia brasileira que põe todas as expectativas em atletas que realmente não estavam cotadas entre os medalhistas, como Jade na ginástica, Jadel no atletismo, Tiago Pereira na natação, Edinanci no judô etc...

Ser campeão no mundial agora virou demérito. Os três medalhistas de ouro no ano passado não conseguiram repetir o feito em Pequim, assim como 12 dos 14 campeões e são criticados como decepções. Poxa, dos 14 campeões mundiais de 2007 apenas dois repetiram o feito com o ouro em Pequim. Apenas quatro países ganharam três medalhas ou mais no judô e nós fomos um deles! E todos criticando os judocas brasileiros. E quem critica é sempre aquele que fica quatro anos sem ver nada sobre o esporte, chega na época das olimpíadas, compra um guia das Olimpíadas e ve as matérias especiais de televisões e vê: Brasil tem três campeões mundiais! Descobre os nomes e se estes não forem ouro são xingados!

Tiago Pereira é quarto colocado numa prova que tem o gigante Michael Phelps, o dono de cinco medalhas olímpicas Ryan Lotche e Lazlo Cseh, que levou quatro medalhas em Pequim. E é criticado por ter sido quarto lugar nesta prova pelo fato de ele ter sido campeão pan-americano seis vezes ano passado. Mais uma vez ter sido campeão vira demérito.

Todos sabiam do problema psicológico que tem Jade Barbosa e a maioria das atletas da equipe de ginástica. Ninguém acompanha elas nestes quatro anos, a não ser nos Jogos Pan-americanos. Nossa atleta cai, chora e é recebida com risadas por todos que mal sabem que ela conseguiu o melhor resultado da história da ginástica, assim como toda a equipe.

Quem critica são exatamente aqueles que ficam sabendo das chances de medalhas pela mídia em geral, que coloca atletas muito bons, mas não os melhores do mundo, entre os cotados para uma medalha. São aqueles que nunca tinham ouvido falar de Márcio e Fábio Luiz, mas que o criticam pela derrota no tie breake de uma final olímpica, sem saber que quem era favorita era a dupla adversária, número 1 do mundo.

Se alguém merece crítica nessa delegação não são os medalhistas que deixaram o ouro escapar e sim atletas como os do futebol e do hipismo que são milionários, treinam fora e tem todo o apoio que podem. Por que Rodrigo Pessoa, que mal fala português, nasceu na França, quase desistiu de vir para o Brasil disputar os Jogos Pan-americanos e tem toda a infra instrutura européia é aplaudido pelo quinto lugar e as pessoas reclamam dos sofridos atletas do atletismo e da ginástica que tem um péssimo apoio no Brasil?

Obviamente esperava mais da participação brasileira nos Jogos, esperava medalhas de Diego Hipólito, João Derly, volei de praia feminino. Mas se essas não vieram os menos culpados são os atletas, que treinam quatro anos para um objetivo e se conseguem recebem um tapinha nas costas. Se não conseguem são xingados de amarelões até que conquistem um ouro olímpico!
A real culpa é da imprensa brasileira que coloca expectativa em quem não deve e principalmente quem não acompanha nada de esporte durante quatro anos, chega nos Jogos Olímpicos e tem ataques de anti brasileirismo falando que somos os piores do mundo, sem ao menos saber as reais possibilidades do Brasil.

Falta dinheiro, falta apoio, faltam técnicos, falta estrutura, falta público em torneios nacionais, faltam transmissões de TV, falta espaço na mídia, faltam psicólogos! Mas o que não falta é vontade e raça dos nossos atletas que se vencem são esquecidos rapidamente mas se perdem são lembrados para a história como amarelões.
TEMOS QUE PASSAR A ESQUECER OS ERROS E LEMBRAR DOS CAMPEÕES! Faça um exercício você mesmo. Tente lembrar as 10 medalhas conquistadas pelo Brasil até agora. Provavelmente você vai precisar de uma ajuda da wikipedia para lembrar. Tente lembrar as ""decepções"". Com certeza você lembrou de todas! Essa é a cabeça do brasileiro, ao invés de exautar os campeões xingam os que não ganham!

4 comentários:

Unknown

22 de agosto de 2008 às 07:01

Ola
Aforei o teu texto e concordo plenamente, estou acompanhando os jogos e muito feliz com o desempenho do Brasil, e me revolta ver a pressao da imprensa. Os atletas brasileiros estao de parabens, e o Pais precisa ter programa de apoio a esportes olimpicos antes de tentar ser sede de olimpiadas, porque muitos desses atletas que foram pra pequim conseguem viver de bicos trabalhando para poder praticar o esporte que amam e que defendem o Brasil.

Anônimo

22 de agosto de 2008 às 08:41

Sabe, é engraçado ver a SKY disponibilizando sete canais para a cobertura das Olimpíadas, mas no Brasil, tirando futebol e volei, como é a cobertura nos esportes? Só a ESPN Brasil procura ter um cuidado maior com o esporte nacional, o resto... E se está assim na TV paga, imagina nos canais abertos.
Agora, alguns atletas se promoveram demais, na minha opinião, caso de João Derly, Diego Hipólito e Jardel Barbosa. O que não aconteceu com nenhuma menina da Ginástica ou com os nadadores, p.e. Enquanto o time de futebol chega esnobando, tínhamos a equipe feminina de volei, conscientes de que tentariam apenas fazer melhor que em Atenas (e conseguiram).
E, por fim, povo é povo, as pessoas acreditam em Galvão Bueno... Fazer o que?
Mas de qualquer maneira, ter apenas uma medalha de ouro até agora é para pensar...

Anônimo

22 de agosto de 2008 às 10:43

Caro Guilherme,

Parabéns pelo seu blog e, principalmente, pelo seu post!!!
Trabalho com marketing esportivo, e em algumas discussões que tive com esses torcedores de 4 em 4 anos, usei exatamente os mesmos argumentos que você... bom, o que resta é continuar tentando melhorar o incentivo ao esporte, torcer para que a Lei do Incentivo dê um impulso e ver o que acontece daqui pra frente.

Biga

22 de agosto de 2008 às 14:28

oi
sou uma pessoa q sempre acompanha o esporte durante o ano todo, e realmente me revolta na epoca das olimpiadas ouvir esse povo leigo falando mal dos atletas brasileiros, com comentários do tipo "brasil só perde" "o brasileiro deve ser o ultimo colocado", pessoas q nem sabem o nome dos esportes direito ja saem criticando em tudo.
claro q fico decepcionado com alguns atletas do brasil q eram considerados favoritos e acabam pegando prata ou bronze ou nem isso por ficarem nervosos ou cometerem erros simples, mas valorizo muito qualquer podio q o brasil consiga