Tríade olímpica

O saltador Cassius Duran conseguiu vaga para sua terceira olimpíada na plataforma graças ao vice campeonato na repercagem do evento teste em Pequim- 2008.

Depois ficar em 13º nas eliminatórias do mundial de 2007(os 12 primeiros iriam á Pequim), ele perdeu três posições nas semi finais e terminou na 16ª colocação, posição pior que alcançada no mundial de 2005, quando foi 13º mas melhor que em 2003 quando foi o 18º.



O veterano saltador foi o primeiro medalhista pan-americano da história do esporte para o Brasil, com a prata obtida em Santo Domingo 2003, ano que viveu sua melhor fase na carreira, com boas colocações nos gran prix.



Para Pequim-2008, Cassius conseguiu vaga apenas para a plataforma, ao contrário do ocorrido nos Jogos anteriores, quando também conseguiu se classificar para o trampolim. Esta prova por sinal foi a que lhe rendeu a melhor participação olímpica, quando ficou em 14º em Sydney. Aos 29 anos, Duran busca finalmente chegar á final de um grande torneio, já que vem batendo na trave em mundiais e Jogos olímpicos desde 2003.


A frase citada depois de sua participação em 2004 mostra sua vontade de chegar á final: "Para mim, qualquer colocação abaixo de 12º já não seria motivo para festa. Do 13º ao 33º é tudo a mesma coisa. Meu objetivo era a final e estava treinando para fazer pelo menos 40 pontos a mais, o que já seria suficiente para ir à semifinal e, de lá, buscar a vaga na final"



Os maiores favoritos á medalha são os chineses Zhou Luxin e Lin Yue e os russos Gleb Galperin e Dmitriy Dobroskok.
Pela vaga na final, o saltador tupiniquim provavelmente brigará com o italiano Francesco Dell’Uomo, o britânico Peter Waterfield, o brasileiro Hugo Parisi, e o colombiano Juan Guilhermo Aran. Sua pontuação obtida na repescagem do torneio da China, renderia a 14ª posição nas eliminatórias(em que não saltou bem e ficou em 24º) o que mostra seu real potencial.
Na Copa do mundo do Canadá, em maio, conseguiu vaga nas semi finais com a pontuação de 402,55. Ficou em décimo primeir lugar, um resultado razoável na briga por uma final olímpica.

(Atualizado dia 04/05)
Para os favoritos na prova clique AQUI

Amanhã, as chances de Hugo Parisi na plataforma.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Cassius Duran fez uma olimpíada muito irregular na prova de plataforma. Fez três saltos muito bons, teve dois erros, inclusive no último salto, e ficou na 24ª posição, repetindo a colocação de Atenas 2004.

0 comentários: