Bimba quer vingar Atenas

Talvez a mais dramática das "derrotas" brasileiras nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 foi a de Bimba, na então classe mistral, hoje chamada de RS:x. Ele liderava a classificação geral da classe e precisava de um quarto lugar para ficar com o ouro independente de qualquer resultado. Não conseguiu. Pior, com a 17ª posição ele ficou na quarta posição, á apenas um ponto da medalha de bronze.Esta foi sua segunda olimpíada, já que em Sydney 2000 ficou em 15º.


Mais experiente, Bimba passou por cima do trauma e é uma das esperanças de medalha de ouro para o Brasil na vela em Pequim. Aos 28 anos, ele busca a medalha perdida em Atenas, com juros e correção monetária.

Ele ficou com o título mundial no ano de 2007, em Cascais, onde garantiu a vaga olímpica para o Brasil, o que o credencia para um lugar ao pódio na China.
A única coisa que vai contra a maré é o resultado obtido no início deste ano, quando ficou em 15º no mundial da classe em Melbourne.

O atual campeão pan-americano agiu com uma brilhante irrelevância após a perda da medalha em 2004 "Foi um resultado muito bom para classe no Brasil, o melhor da história". Parecia um veterano atleta e não um "menino" de 24 anos que acabara de perder uma medalha que estava nas mãos. É por essas e outras que Bimba é a maior aposta de ouro da vela, ao lado da classe star.
Na semana de vela da França. em que enfrentou grandes candidatos à medalha, Bimba começou mal, com um décimo lugar que posteriormente foi descartado. Ele foi melhorando gradativamente até chegar ao quinto lugar após a sexta regata, em que conseguiu sua primeira vitória. As últimas regatas foram quase perfeitas, com vitória na sétima regata, o segundo lugar na oitava e o primeir lugar na Medal Race, regata que vale o dobro. Ele e fechou a competição com cinco pontos de vantagem sobre o vice.
(Atualizada dia 25/04)
No campeonato Europeu, ficou com a medalha de prata, perdendo o título para o português João Fernandez. (Atualizado dia 12/05)
Para os favoritos na categoria clique AQUI
de Robert Sheidt e Bruno Prada que terão suas chances analisadas amanhã
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Bimba chegou como um dos favoritos para a medalha na classe RS:x mas nunca chegou a ficar entre os três primeiros na classificação geral, ficando na quinta posição no geral, piorando um posto em relação há quatro anos atrás.
O início de Bimba não foi muito promissor, com um 12º, um 13º e um sexto lugares, ficando distante dos cinco primeiros colocados. O início da reação veio com um sétimo lugar na quarta regata e continuou com boas posições nas seguintes, com um sétimo, dois sextos, um terceiro e um quinto lugar.
Faltando uma regata para a regata da medalha, ele vinha na quinta posição, ainda 15 pontos atrás da medalha. Poderia chegar na regata da medalha com chances de medalha, mas inexplicavelmente fez uma péssima regata, chegando na 33ª posição, o que terminou com todas as chances matemáticas de pódio. Nem um resultado daria uma terceira posição ao brasileiro.
Na regata da medalha, fez uma prova tranquila, ficou em sexto fechando a competição com 77 pontos perdidos, 19 a mais que o medalhista de bronze. Se esperava mais dele, mas uma quinta posição nunca pode ser jogada fora!

0 comentários: