Rumo ao bi campeonato

O cavaleiro Rodrigo Pessoa tem uma relação de amor e ódio com a prova individual de saltos em Jogos olímpicos. Nas olimpíadas de 2000, em Sydney, o brasileiro vinha de um tri campeonato na copa do mundo e era o atual campeão mundial e era a última chance real de medalha de ouro que o Brasil tinha para não zerar neste quesito pela primeira vez de 1976.


Todas as esperanças estavam voltadas á ele e seu cavalo, Baloubet du Ruet, que precisavam apenas zerar o último percurso para garantir o ouro. Depois de uma falta no primeiro obstáculo, seu cavalo se desconcentrou e refugou três vezes á pular a quarta barreira da prova, protagonizando sua desclassificação e o fim do sonho do ouro.

Quatro anos mais tarde, Rodrigo e seu fiel cavalo chegaram desacreditados á Atenas e Rodrigo chegou á final com remotas chances de medalha. Zerou o percurso e ficou na torcida por erros de seus adversários. Todos erraram menos o irlandês Cian O'Connor, que depois teve seu cavalo pego no exame antidopping e perdeu o ouro.

E em Pequim, o experiente cavaleiro brasileiro monta Ruffus e chega como um dos favoritos "apenas" por ser o atual campeão olímpico e três vezes campeão da copa do mundo, pois ultimamente ele não tem conquistado bons resultados nos principais torneios pelo mundo. No pan, ficou com a prata atrás do canadense Eric Lamaze, sétimo do mundo, que tem boas chances de medalha no individual. No ranking mundial, Rodrigo aparece apenas em 59º, como terceiro melhor brasileiro, atrás de Bernardo Alves e Alvaro Afonso, o Doda.

Bernardo, apesar de ser o melhor brasileiro no ranking, não deve brigar por medalhas, isso se ele for um dos quatro brasileiros classificados, já que as seletivas nem começaram.
O experiente Doda tem alguma chance de bom resultado, já que tem em seu currículum duas medalhas olímpicas e um grande potencial para uma medalha individual, coisa que nunca sequer passou perto em olimpíadas. No mundial de 2006, ficou em 11º, enquanto Rodrigo sequer participou. Ultimamente, Doda tem conseguido resultados brilhantes na Europa e já se encontra entre os 25 melhores do mundo no ranking mundial.

Em âmbitos individuais, apenas os dois tem chances de algum bom resultado para o Brasil, que tem outros tantos brilhantes cavaleiros que brigarão pela vaga na equipe mas que poucas possibildiades tem no individual. Além de Alves, Pedro Vebis e Cesar Almeida(ambos ouro no pan), Cassio Rivetti e Victor Alves Teixeira brigam pela vaga olímpica.

Na briga pelo ouro, os alemães Ludger e Michaels Berbaum são os primeiros do ranking e são favoritos á medalha. Porém, a prova não é daquelas que os indicados ao ouro são tão fortes assim. Ainda estarão na briga o suiço Markus Fuchs, o holandês Albert Zoer e a irlandesa Jessica Kurten. O belga Jos Lanzing , campeão mundial, aparece em 13º no ranking, mas não pode ser esquecido na briga pelo ouro.

A prova individual de hipismo é uma das mais disputadas de todos os Jogos tendo cerca de 20 com chances reais de medalha
Para ver os favoritos clique AQUI
Amanhã, as chances de Debora Nunes no tawkondo!

0 comentários: