A equipe brasileira de hipismo saltos chegará aos Jogos olímpicos de Pequim com status de uma das favoritas á medalha, principalmente por contar com o campeão olímpico da prova, o experiente Rodrigo Pessoa.
Porém, as principais equipes estão muito niveladas, o que deixa qualquer previsão de medalha bem difícil. Os alemães, atuais tri campeões olímpicos estão uma cavalgada a frente de todos os demais países, que entram na disputa pelas medalhas, mas dificilmente tirarão o ouro dos germânicos. O país tem os líderes do ranking mundial, Michaels Berbaum e Ludger Berbaum, além de ter mais duas amazonas entre as 10 primeiras colocadas.
Até mesmo os holandeses, atuais campeões mundiais, não entraram tão forte assim para ficar em primeiro lugar. Os americanos, prata no mundial, perderam o ouro e a prata no pan para brasileiros e canadenses, o que coloca em cheque suas reais chances de medalha. Ucrania e suiça ficaram em quarto e quinto no mundial e brigarão pela prata e pelo bronze com brasileiros, americanos e canadenses. Irlandeses e belgas também chegarão com equipes fortes, assim como a Grã Bretanha, que ficou em 3º no europeu de 2007.
Os brasileiros, no ranking individual, não aparecem tão bem assim. Bernardo Alves é o melhor, em 40º, seguido de Alvaro Afonso, o Doda, em 45º e Rodrigo Pessoa em 72º. A equipe brasileira ainda não está definida, mas provavelmente será Rodrigo Pessoa, Doda, Bernardo Alvez e Pedro Venis.
O Brasil, que conseguiu a vaga graças ao título pan-americano, não consegue bons resultados no mundial por equipes, mas em olímpiadas sempre vai bem, visto que conseguiu duas medalhas de bronze, em 1996 e 2000. O equilíbrio nesta prova é tão grande que em 2004, ano do título olímpico de Pessoa, o Brasil não passou de uma 10ª posição por equipes.
Para conseguir repetir o feito de Atlanta-1996 e Sydney-2000,o Brasil precisa contar com a excelente forma de Rodrigo Pessoa, além da experiência de três olímpiadas nas costas de Doda.
A prova por equipes, é uma caixinha de surpresa, pois qualquer erro no hipismo tira 4 pontos, e até mesmo o melhor do mundo está sujeiro a grandes sustos(Vide o refugo que o cavalo de Rodrigo Pessoa deu em 2000, tirando o ouro do brasileiro)
Para ver os favoritos clique AQUI
Amanhã, as chances no individual do hipismo!
Atualizacao Foram definidos pela Confederação Brasileira de Hipismo, os 4 conjuntos que formarão a equipe brasileira de saltos para a Olimpíada. Em 1996 e 2000, o Brasil foi bronze nesta prova. O time terá Rodrigo Pessoa, Álvaro Afonso ( o Doda), Bernardo Alves e a estreante Camila Maza. A amazona venceu a disputa com Pedro Veniss devido a um melhor desempenho em concursos na Europa. Pedro havia participado do Pan Rio 2007 e lutará por uma vaga entre os reservas, junto com Bartolomeu Miranda e Yury Mansur.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Com a contusão do cavalo de Doda, melhor brasileiro classificado no ranking mundial, a participação por equipes ficou prejudicada, principalmente pela entrada da jovem Camila Benedicto na equipe principal, já que ela é a primeira reserva.
No primeiro dia, em que a pontuação só valia para selecionar as entradas do dia seguinte por equipes, o Brasil foi muito bem, terminando em terceiro lugar, com percursos zerados de Bernardo Alvez e Pedro Vênis, além de apenas um ponto de Rodrigo Pessoa. Camila fez um trabalho muito bom, cometendo uma falha somente no último obstáculo, perdendo 5 pontos e tendo o resultado descartado.
No segundo dia, a equipe não conseguiu vaga para a final e repetiu a 10ª posição de Atenas. O primeiro a entrar foi Pedro Venis, que vinha no percurso até que bom, mas sofreu uma queda no último osbstáculo, sendo eliminado da competição, colocando pressão nos outros três brasileiros. Bernardo Alves, com o cavalo Chupa Chups, perdeu 12 pontos, um a menos que Camila Benedicto. Mesmo com o percurso zerado de Rodrigo Pessoa, a equipe ficou fora da final.
Talvez se não tivesse o azar da contusão do cavalo de Doda, o Brasil poderia ter tido uma sorte melhor. Mas o se não entra no esporte.
0 comentários:
Postar um comentário