Bernardinho X Ricardinho

Queria eu intender o que aconteceu entre o levantador da seleção brasileira masculina de volei Ricardinho e o técnico Bernardinho. Ano passado, dias antes dos Jogos Pan-americanos, o treinador brasileiro dispensou sem muitas explicações o melhor levantador do mundo do time.

Sem explicações concretas de nenhuma das partes, a seleção continuou seu trajeto como se nada tivesse acontecido e saiu vitorioso tanto do Pan quanto da Copa do Mundo no fim do ano, garantindo assim a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O caso parece ter passado, mesmo ninguém explicando o que aconteceu. Um fala que se decepcionou com outro, o outro fala que quem agiu de mal fé foi um e aí que um ano depois niunguém sabe o que realmente aconteceu.

Na minha opinião, foi uma guerra de orgulho. Não sei o que aconteceu, mas imagino que dois líderes de tamanha força, orgulho e talento não conseguiam mais conviver tanto tempo juntos.
A seleção estava( e ainda está) ganhando tudo e talvez os dois não conseguissem dividir os maiores méritos, já que o técnico era considerado o grande responsável pelas conquistas mas estava sendo um pouco(bem pouco mesmo) apagado pelas brilhantes jogadas do atacante.

Para mim, culpa dos dois, que deixaram o orgulho vencer o futuro da seleção brasileira. A sorte é que o time é forte e acredito eu unido o suficiente para passar por cima disso e chegar ao ouro em Pequim.

Coloquei esse assunto de novo na roda por causa das declarações de Ricardinho para revista Universo Masculino deste mês. "O Bernardinho é uma pessoa que morreu para mim", disse.
Cortado do grupo, o levantador afirmou na época ter sido "traído".

Hoje, Ricardinho revela que tem pouco contato com os outros atletas. E que trata apenas de assuntos profissionais."Agora no Treviso, com o Gustavo, será estritamente profissional. Não adianta falar que vou sair para jantar com ele porque isso não vai rolar. Mas, na quadra, jogamos juntos, não há qualquer problema", disse o levantador à Um.

A saída da seleção acabou também com a amizade de Ricardinho com o ponta Giba. "Não somos mais amigos, agora é tudo no profissional. Eu acreditava que ele deveria ser o cara que tinha de apontar o que fiz de errado, o que o Bernardo fez de errado. E todo mundo errou. No começo foi a pessoa que me deixou chateado, mas agora, com calma, entendo que essa é a personalidade dele, em cima do muro. Não poderia esperar do Giba essa reação porque é o jeito dele. Ele não era o amigo que eu pensava que ele fosse

"Sobre a seleção ou o relacionamento com Bernardinho, Ricardinho admite não existir nenhuma esperança de retorno. "Para mim essa história já deu muito o que falar. Passei por muita tristeza, sofri para caramba. Se ele me ligar querendo resolver o caso, simplesmente vou responder 'não quero, muito obrigado'", disse.

O estranho é que o que falar mas ninguém no fundo não falou nada, já que ninguém tem idéia do que realmente aconteceu.

Lendo isso, faltando 45 dias para os Jogos Olímpicos imaginei que todas essas frases do ex-levantador da seleção seriam para tentar atrapalhar a preparação do time para Pequim. Porém, ele terminou a entrevista falando que torcerá pelo país em Pequim. "Daqui a pouco vão falar que eu torço contra a seleção. Isso não existe! Torço sempre por ela. Quero um pouco de paz. Na verdade, agora posso dizer que estou tranqüilo. E não tem por que me colocar como vilão"

Do fundo do meu coração não sei o que aconteceu e queria saber. Mas por tudo que li e ouvi no último ano, acredito que Ricardinho tenha sido o "culpado' da briga. Não é possível que Bernadinho tenha o cortado o melhor jogador do mundo sem um motivo muito, mas muito forte.
Na época da seleção feminina, o ex-jogador de volei e então treinador do time das meninas do Brasil tinha desavenças com as líderes da equipe Leila e Virna mas as brigas em quadra nunca partiram para um corte.

Estranho...Muito estranho...

0 comentários: