O brasileiro Rubens Donizeti conseguiu a vaga brasileira para os Jogos Olimpicos no Montain Bike ao vencer as seletivas nacionais. O Brasil garantiu uma vaga al ficar entre os 24 melhores paises no ranking internacional da modalidade. Sera a quarta olimpiada seguida que o Brasil levara um atleta no Montain Bike masculino, garantindo assim 100% de participacao.
Ao contrario de Jaqueline Mourao, Rubinho nao foi tao dominante nas seletivas. Na ultima dela, inclusive, perdeu nos ultimos metros a corrida para Ricardo Psheidt, mas tinha a seu favor resultados melhores nas etapas anteriores.
Pode-se dizer que a medalha de prata de Rubens Donizete na prova de mountain bike do Pan-Americano, a segunda do MTB brasileiro na história do torneio continental, foi obra do destino. No entanto, o ciclista fez por merecer a medalha no Rio de Janeiro. Com os bons resultados obtidos em provas internacionais da modalidade, nos últimos meses antes do Pan, Donizete conseguiu a vaga de Edivando Cruz, que já estava convocado para integrar o time do Brasil.
Mesmo com toda a importância de Edivando Cruz, até então o único medalhista de mountain bike brasileiro na história de Jogos Pan-Americanos, com a prata de Santo Domingo, em 2003, o técnico brasileiro Eduardo Ramires bancou a ida de Donizete ao Rio de Janeiro.
Ramires justificou a alteração na equipe com o melhor desempenho de Donizete em uma seletiva improvisada no Canadá. O técnico brasileiro ainda afirmou, no final de junho, que o rendimento do ciclista estava melhor do que Edivando.
Assim, com 27 anos, o ciclista que estreou em Jogos Pan-Americanos na edição de 2007 já se equivalou à maior conquista de um brasileiro na mountain bike em Jogos Pan-Americanos. Nascido em uma pequena cidade do sul de Minas Gerais, Monte Santo de Minas, hoje ele é um dos principais nomes do mountain bike brasileiro.
Rubinho no momento e o numero 71 do ranking mundial, com resultados apenas regulares nos campeonatos internacionais. Ele foi vigesimo quinto no mundial deste ano, e 75 no mundial do ano passado. Ainda ano passado, ele disputou duas etapas da Copa do Mundo, ficando em vigesimo quarto e trigesimo nono.
“Representar o Brasil em uma Olimpíada é um sonho para mim. Desde que comecei a competir, em 1996, preparo-me para isso. Minha meta é terminar entre os dez primeiros colocados. Será uma prova muito disputada”, avaliou o atleta de 28 anos.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Rubinho não conseguiu o objetivo inicial de ficar entre os 10 primeiros, mas fez uma grande prova, ficou em 19º entre os 50 atletas na competição, conquistando o melhor resultado da história do Brasil na prova entre os homens. Ele fez o tempo de 2:05:19 , 9min20s atrás do líder.
7 comentários:
14 de agosto de 2008 às 17:16
Sinceramente eu acho que vc nao entende nada de ciclismo e muito menos de mtb. O resultado do ultimo mundial (vigesimo quinto) foi a melhor colocacao de um brasileiro ate hoje. Alem do que, o Rubinho "nao obteve melhores resultados" nas duas primeiras seletivas para as olimpidas, ele as venceu! E na terceira ele foi segundo colocado!
14 de agosto de 2008 às 19:09
boa sorte rubinho carlos martins mococa mtb na veia
16 de agosto de 2008 às 03:26
meu irmãosinho rubiho desejo á vc o ouro vc merece mto mais adilson cesar machado
16 de agosto de 2008 às 08:01
rubinho so di ta ai nas limpiadas ja ta valeno d+ vei,parabens,e boa sorte,fé em deus!!! vc ja é um vencedor. aecio monte sto
16 de agosto de 2008 às 22:48
Rubinho você é o orgulho da nação montessantense. Se vc está em Pequim é dois motivos, capacidade e humildade que vc tem.
Fernando - Cris modas
16 de agosto de 2008 às 22:49
Rubinho você é o orgulho da nação montessantense. Se vc está em Pequim é dois motivos, capacidade e humildade que vc tem.
Fernando - Cris modas
22 de agosto de 2008 às 20:13
Acho que vc foi infeliz por achar que obra do destino,porque o Vando não ganha do Rubinho fas tempo.
Sem desmerecer ninguem cada qual com sua época.
O Rubinho venceu as eliminatóris e está la por merecimento.
Renato F. Martins
São José do Rio Pardo -SP
Postar um comentário