O remo brasileiro tenta voltar aos tempos em que conseguia chegar as finais olímpicas. A última vez que isso aconteceu foi em 1984, quando a dupla brasileira dos irmãos Carvalho ficou na quarta posição.
Anderson Nocetti, veterano de duas olimpíadas, tentará chegar a final A, ou no mínimo na final B para melhorar o 13º lugar alcançado em Atenas. Com um pouco menos de chances, Fabiana Beltrame remará pela segunda olimpíada para melhorar a 14ª posição de 2004.
Os barcos brasileiros de dupla, tanto masculino como feminino, tentarão chegar entre os 12 melhores. Foi a primeira vez desde que se instituiu um pré olímpico para garnatir vaga nas olimpíadas que o Brasil classificou 4 barcos.
Abaixo as chances de cada barco brasileiro
Anderson Nocetti, o Macarrão, irá para as olimpíadas pela terceira vez no single skiff masculino buscando melhorar sua posição conquistada em 2004, quando foi 13º, vencendo a final C(em 2000 foi o 14º).
A vaga veio com a vitória na regata pré olímpica de novembro passado, disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Precisando apenas ficar entre os 6 primeiros, ele conseguiu a vitória superando em mais de dois segundos o mexicano Patrick Salas. O tempo de 7min13s07 foi mais de 20s mais lento do que o que lhe rendeu a 13ª posição em Atenas-2004.
Nos Jogos pan-americanos, ele não disputou essa prova para se dedicar ao dois sem, em que foi bronze ao lado de Allan Bitencourt. Fez parte ainda do oito com que foi medalha de prata. Nessas duas provas, a vaga olímpica não veio pois não foram disponibilizadas vagas para a América Latina nessas categorias, apenas nos mundiais, em que o Brasil sequer participou.
Serão 25 atletas no single skiff e além de melhorar os resultados olímpicos anteriores, Nocetti busca pelo menos um lugar entre os 10 melhores, o que é plenamente possível devido sua experiência. Chegará aos Jogos com 34 anos e quem sabe consiga uma improvável, mas não impossível final A, que lhe colocaria entre os 6 melhores do mundo.
As duas etapas da copa do mundo em que ele irá disputar nos meses de abril e maio mostrará o que ele realmente poderá fazer nas olimpíadas! “Para mim, será importantíssimo, pois desde Atenas que não disputo uma regata internacional no skiff. Me dediquei à seleção nos últimos anos no dois sem, four skiff, skiff duplo e oito com. Espero aproveitar a chance para conhecer meus adversários”,
Com está análise, acabam-se as provas em que o Brasil disputará medalhas no remo. Como podemos ver, o principal objetivo dos atletas é pular das finais Cs conquistadas nos últimos Jogos para a final B. Quem sabe, beliscar uma final A.
Remando longe do ideal ainda, Anderson Nocetti, veterano de Sydney e Atenas, ficou em quinto lugar na final C, fechando a competição em 17º lugar. Remou para 7min51s nas eliminatórias, ainda distante dos 6 minutos alto, que lhe rendeu a 13ª posição em Atenas. Venceu a repescagem, mas não conseguiu pelas semi finais chegar às finais.
Amanhã, as expectativas do hipismo CCE
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Anderson Nocetti conseguiu a classificação para as quartas de finais do single skiff graças a segunda posição na sua série. Ele, beneficiado pela ausência do atleta chinês, fez uma prova muito boa e ficou atrás só do campeão mundial da Nova Zelândia. Ficou na frente do remador da Estônia, do Chile e da Venezuela. Em busca de uma classificação para a semi final, o brasileiro completou a prova em 7min23s68, o que não foi suficiente para classificá-lo para a semifinal, ficando na quinta posição quando os três primeiros se classificaram para a final B. Ele remou bem as semi finais C e D e tranquilamente conseguiu a vaga para disputar a 13ª posição. Na final C, chegou a ameaçar a primeira posição, mas ficou em 14º, chegando apenas uma posição atrás do resultado obtido em Atenas.
1 comentários:
24 de fevereiro de 2008 às 10:14
Olá Guilherme. Excelente sua análise de tempos dos atletas. Em modalidades como remo, natação e atletismo dá para ter a noção do que os brasileiros farão em Pequim. No meu blog já havia pensado em fazer isso, mas não tenho tempo suficiente. Adicionei seu blog na lista de links do meu Brasil Olímpico: www.brasilnaolimpiada.blogspot.com. Faça o mesmo por favor.
Postar um comentário