Vale por 5

A pernambucana Yane Marques surpreendeu o Brasil e as Américas ao ficar com a medalha de ouro nos Jogos pan-americanos do Rio, garantindo assim a vaga olímpica.

O pentatlo moderno é composto por tiro, esgrima, natação, hipismo e atletismo. No tiro, o atleta que fizer mais que 172 pontos ganha mais que mil pontos na pontuação geral, adicionando 12 a cada ponto a cima da média e subtraindo 12 a cada abaixo de 172. Na esgrima, quem todos lutam contra todos em lutas de 15 "touches", e quem conquista 70% das vitórias leva 1000 pontos no geral. Na natação, todos nadam 200m livre e no feminino, quem faz 2min40s e no masculino, 2min30s, ganha 1000 pontos no geral. Cada segundo a baixo da marca o atleta ganha 12 pontos a mais e cada segundo a cima, 12 pontos a menos que 1000. No hipismo, todos começam com 1200 pontos no geral e perdem 28 a cada obstáculo derrubado, são 12, e 40 segundo a cada segundo a cima do tempo de refêrencia. A última prova é a corrida, em que a pontuação obtida nas primeiras quatro etapas são convertidas em tempo, assim o primeiro colocado larga a corrida na frente, uma certa quantidade de tempo do segundo e assim por diante...

Yane não tem patricínio suficiente para viajar para Europa, principal reduto do esporte no mundo, e por isso não tem uma boa pontuação no ranking. Uma comparação em termos de pontuação também é muito difícil de fazer pois os pontos conquistados na esgrima são em relação á vitórias em disputas com os adversários, então com atletas "mais fracos' a pontuação acaba aumentando.
A pernambucana tem na natação sua principal arma. Seu melhor tempo aconteceu em 2004 quando conseguiu 1328 pontos, um tempo de 2min12s. Este tempo, lhe daria a primeira posição na natação do pentatlo das olímpiadas de Atenas, quando a francesa Amelie Caze foi a melhor com 2min14s44. No pan, ela conseguiu o tempo de 2min15s e no sul-americano de 2007, sua última prova até fevereiro, cosneguiu 1284 pontos, num tempo de 2min17s, que seria o sexto em Atenas-2004.
Sua corrida ainda é a pedra no sapato . Apenas uma vez em sua vida, chegou aos 1000 pontos, fazendo o tempo de 11min20s nos 3000m rasos. No pan, ela fez 908 pontos, com o tempo de 11min48s. Se melhorar a corrida, a chance de uma posição entre as dez melhores do mundo aumenta, já que no tiro, na esgrima e no hipismo ela tem resultados bons.
No tiro, Yane conseguiu mais de mil pontos em três das últimas quatro provas que disputou enquanto no hipismo ela frequentemente consegue mais de 1100 pontos. Em maio de 2007, conseguiu 1188 pontos, o que lhe daria a primeira colocação no hipismo de Atenas.
Na esgrima, a atleta ainda não conseguiu mais de 1000 pontos em campeonatos mundiais e copa do mundo, o que mostra ainda uma deficiência da pernambucana, que precisa ganhar 70% de seus combates para ganhar 1000 pontos. Porém, é bem difícil alguém ficar com mais de 1000 pontos no esporte da espada, vida os Jogos de Atenas, em que apenas uma atleta ficou com esse número de vitórias.
A campeã pan-americana é a 31ª colocada no ranking mundial e tem as européias como maiores adversárias. A polonesa Paulínia Boenizs tem a maior pontuação do pentatlo, com 5628 pontos, alcançada na copa do mundo de 2006. Paulínia, que foi 10ª nas olímpiadas de Atenas, é a 26ª do ranking, e como é a terceira melhor polonesa, dificilmente irá aos Jogos. Lada Jienbalanova, do Cazaquistão, é lider do ranking e favorita ao título olímpico. As medalhistas em Atenas-2004 estão longe da liderança do ranking. A atual campeã olímpica, a húngara Szuszanna Voros é a 13ª no ranking mundial enquanto a lituana Jelena Rubsleva,prata, é a 14ª e a britânica Georgina Harland, bronze em 2004, é quinta do mundo.
No mundial da modalidade, no fim de maio, ela ficou na 28ª posição. Yane somou 5216 nas cinco modalidades, terminando na 28ª posição (28ª na esgrima, 7ª no hipismo, 32ª na corrida, 9ª no tiro e na natação). Ela foi a primeira brasileira da história a se classificar para a final do mundial, que reuniu as 36 melhores da primeira fase que contou com 65 pentatletas. Nas elimiantórias, ela foi a nona melhor.
Seu resultado na esgrima, apenas 712 pontos, foi seu pior desempenho. A natação e o tiro seguem seus melhores esportes.
Amanhã, as chances de Fabiane Beltrane, do remo!



2 comentários:

Everton Domingues

19 de fevereiro de 2008 às 10:14

Conta a lenda, q foi Napoleão quem inspirou a criação do pentatlo moderno já no século XVIII. Ele havia ordenado um jovem tenente a cruzar o território em guerra para entregar uma importante mensagem Montado em um cavalo e protegido apenas por uma espada e pistola, o jovem oficial se deparou com inimigos contra os quais teve de usar as armas. Após cavalgar muito num terreno acidentado, cruzou um rio a nado e ainda terminou seu percurso correndo a pé. Verdadeira ou não, esta história acabou inspirando Pierre de Coubertin que tranformou a aventura numa modalidade olimpica em 1912.
O esporte guarda história áinda mais curiosas. Fico feliz, Guilherme, como apaixonado em esportes, ao ver jovens como vc interessados em divulgar histórias esportivas de todos os tipos pela net.
Continue assim e gde. abraço!
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com

Anônimo

13 de agosto de 2008 às 23:05

Boto maior fé nessa menina !!! No Pan-Americano ela demonstrou um espírito aguerrido invejável. Com certeza surpreenderá em Pequim (não á ponto de medalhas). Um Bom patrocìnio e todo suporte a esta menina, com absoluta certeza, ela será uma medalhista olímpica em próximas edições.