A remadora Fabiana Beltrame conseguiu a classificação para as olímpiadas de Pequim 2008 no single skiff graças a segunda posição obtida na regata latino americana, disputada no Rio de Janeiro, em novembro passado. As cinco primeiras colocadas garantiram vaga.
Nas olímpiadas de 2004, a musa foi a primeira brasileira(depois do futebol, que jogou antes da abertura) a entrar em cena nos Jogos. Logo na manhã do primeiro dia, ela remou e acabou indo para repescagem, onde conseguiu vaga para a Final C, chegando em segundo na prova, e em 14º no geral. A participação, que foi a primeira de uma mulher brasileira no esporte, foi um pouco abaixo do objetivo, que era a 12ª posição.
Para Pequim 2008, o objetivo é, no mínimo, superar o 14º lugar entre as 24 competidoras, e conseguir chegar a final B, para garantir lugar entre os 12 primeiros. Depois de ter decepcionado até a si mesma no Pan do Rio, onde não conseguiu a tão sonhada inédita medalha para as mulheres no esporte, ela chega as olímpidas com o objetivo de esquecer o péssimo resultado da competição no Rio. E parece que já esqueceu, já que no pré olímpico, desbancou de uma só vez todas as três medalhistas dos últimos Jogos Pan-Americanos no Single Skiff Feminino, as atletas de Cuba, Argentina e El Salvador.
A confiança é maior, já que para Atenas 2004, além de nervosa, a atleta vinha de um terceiro lugar no pré-olímpico e não de um vice campeonato como agora. Por falta de patrocínio, ela sequer foi ao mundial do ano passado.
Apesar de ser errado comparar tempos, já que cada regata tem ventos diferentes e raias melhores ou piores, a única forma de vermos realmente como está a musa do remo é colocar o tempo de 8min0211 conquistado no pré olímpico, no mundial de Munique do ano passado. Com esse tempo, ficaria em 18º, atrás de 14 européias, o que a colocaria mais a frente nas olímpiadas, em que "só' se classificam nove destas, ou seja, numa possível "prévia" ela seria a 13ª. Mas, vale lembrar que qualquer comparação não tem muito valor. Vale lembra que, em Atenas, ela fez 7min43s.
"Agora vou mais experiente para Pequim e espero tirar proveito disso” disse a remadora do Vasco que, comemorou também a vaga da dupla Camila Carvalho e Luciana Granato no doble skiff, prova que será comentada amanhã!
Na Copa do Mundo de Monique, Fabiana Beltrame não remou bem e remou apenas a final E, ficando na segunda posição com otempo de 9min16s, mais de um minuto pior do que costuma obter. Seu melhor tempo foi nas eliminatórias, quando fez 8min54s para conseguir vaga na repescagem, mesmo assim longe dos 7min43s feitos em Atenas, quando ficou em 14º lugar.
Na Copa do mundo da França, ela melhorou bastante seus tempos, conseguindo remar na casa do 7min50s, porém ainda distante da sonhada final B. Depois de não se classificar nas eliminatórias, ficando em quinto com 7min58s90 sendo a 18ª dentre as 24 participantes, foi para a repescagem e fez 7min50s45, fechando na décima sexta posição sua campanha.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Fabiana Beltrame conseguiu a quarta posição de sua séria, atrás da espanhola Nuria Dominguez, da sérvia Iva Obradovic, da neozelandesa Emma Twigg e a frente da atleta de Honk Kong. Isso fez com que ela se classificasse para as quartas de finais, entre as 24 melhores, com 8min08s43.
Nas quartas de finais, entretanto, não remou bem e não conseguiu chegar nas semi finais, ficando na quinta posição na série com o tempo de 7min52s65. Estava realmente difícil de passar para as semi finais, e ela acabou entrando para buscar uma vaga na final C. Entretanto, remou mal nesta semi final C e D e acabou caindo para a final D, para disputar a 19ª posição. Fabiana Beltrame cravou 7min43s04 na final D terminando a prova na primeira colocação e as Olimpíadas em 19º lugar. O resultado foi pior que o 14º em Atenas-2004, quando entrou para a história do remo nacional ao ser a primeira mulher a participar dos Jogos. Foi pouco para quem queria uma final B.
0 comentários:
Postar um comentário