Único bi entre o ciclo olímpico

João Derly era tido como revelação do judô. Foi campeão mundial juvenil em 2000, foi bronze no universíade de 2001 e em 2002 ganhou três medalhas de ouro nas etapas da copa do mundo. Chegou aos Jogos pan-americanos de 2003 na Republica Dominicana como grande favorito ao ouro. Perdeu duas lutas seguidas e sequer disputou o bronze. Estava afundado depois de ter sido pego no exame antidopping no fim de 2002 para uso de diuréticos.


Em 2005 ele resnasceu. Foi campeão pan-americano e conseguiu ser o primeiro brasileiro a ser campeão mundial, ficando com o ouro no mundial de Cairo, no Egito. No ano de 2006, ganhou ouro na copa do mundo de Paris e no ano passado se sagrou campeão mundial da categoria até 66kg além de ter conseguido a medalha de ouro nos Jogos pan-americanos.

O ano de 2008 começou difícil para ele, que já com a vaga olímpica, não teve bons resultados não passando para as finais em nenhuma das etapas que disputou da copa do mundo. Talvez a empolgação dos resultados de 2007 tenham deixado Derly eufórico e o erro veio na hora certa, como bem disse o técnico da seleção Luis Shinohara após os resultados na super copa do mundo de Paris.

O que importa é que João não deixa de ser o homem a ser batido nos Jogos Olímpicos de Pequim na categoria até 66kg e na categoria que será disputada logo no segundo dia dos Jogos, 10 de agosto, poderá colocar o Brasil no topo do quadro de medalhas!
É o grande favorito ao ouro olímpico, até por ser o único homem a vencer os mundiais de 2005 e 2007 no judô!
Para os favoritos na categoria clique AQUI
Amanhã, as chances de Erika Miranda da categoria até 52kg
NOS JOGOS OLÍMPICOS
João Derly acabou lutando de forma muito pragmática nos Jogos Olímpicos e deixou Pequim com apenas uma vitória. Na primeira rodada, vinha perdendo a primeira luta para o sul-coreano Joojin Kim, um dos favoritos para a medalha, e conseguiu virar com um koka faltando pouco mais de 1 minuto para o fim.
Uma luta polêmica aconteceu na segunda rodada, entre o brasileiro e o português Pedro Dias. Dias ganhou um koka devido a uma punição no mínimo estranha ao brasileiro. Depois, com o brasileiro partindo para a luta, João deu um waza-ri no adversário, mas a pontuação acabou indo estranhamente para o adversário, que no olhar dos árbitros, deu um contra-golpe. Depois, o português foi eliminado e deixou João fora da repescagem.
No dia seguinte, houve uma declaração do judoca portugês ao Jornal português A BOLA, dizendo que Derly havia o traído, saindo com sua namorada numa visita a São Paulo. Depois, o boato foi desmentido, mas causou uma polêmica.

0 comentários: