Do medley para os costas

Lucas Salatta era um grande especialista em medley, tanto que conseguiu inclusive vaga aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 nos 400m medley, na qual ficou em 19º lugar. Porém, em um novo ciclo olímpico, Lucas, agora com 24 anos, disputará a prova dos 200m costas em Pequim, além de ter a vaga no revezamento 4x200m livre do Brasil.


A inexperiência foi apontada pelo coordenador-técnico da equipe, Ricardo de Moura, como principal fator que atrapalhou seu desempenho dele em Atenas. Agora, mais maduro ele já pensa numa final olímpica individual, além da medalha no revezamento.

O índice olímpico veio com a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos, quando nadou a prova em 1min59s51. Neste torneio, ele nadou também os 200m borboleta não chegando na final, além de ter conquistado o ouro nos 4x200m.
No Troféu Maria Lenk, ele venceu a prova, abaixando seu melhor tempo na prova, fazendo 1min58s81, o que o coloca como um dos possíveis finalistas da prova em Pequim. "O tempo que tenho hoje estou entre os 15 do mundo e se conseguir melhorar a marca posso ficar entre os oito"
relatou Lucas, que sonha com a final olímpica.

Ano passado, no mundial de Melbourne, o último classificado para as semi finais foi de 2min01s22 e o oitavo tempo classificado para a final foi de 1min59s52. Porém, como todos sabem os tempos da natação estão melhorando quase que mensalmente.

No quadro geral do ano passado, vendo todos os tempos do ano, o tempo feito por Lucas seria o 16º do mundo. Neste ano, já aconteceram algumas seletivas olímpicas além do fortíssimo campeonato europeu e o tempo de Lucas é o décimo quarto.

A medalha é um sonho muito distante, já que teria que nadar perto de 1min55s para brigar pela medalha. Agora, uma final olímpica não está tão distante enquanto uma semi final será uma consequencia caso ele continue melhorando seus tempos gradativamente.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Lucas Salatta não nadou nada bem, fez 1min59s91, ficou na 23ª posição dos 200m costas e ficou fora das semi finais. Caso tivesse nadado seu melhor tempo, na casa de 1min58s, teria conquistado a vaga nas semi finais e poderia até ter chance de chegar na final. Uma pena.

0 comentários: