Thiago nos 200m medley


Finalmente, já na madrugada de domingo dia 04 de agosto de 2008, estou para acabar um trabalho em que comecei em fevereiro, contando diariamente a história e as chances de um brasileiro em cada uma das provas em Pequim. O último, por um acaso, ficou Thiago Pereira nos 200m medley. A partir de hoje a tarde, resumos especiais diários sobre a delegação brasileira com resumos de cada esporte, citando quem que é favorito para medalha, quem tem chances reais, quem pode surpreender e quem vai para uma final, semi final ou mesmo para participar.

Thiago Pereira é um nadador espetacular e provou isso nos Jogos Pan-americanos do ano passado quando ganhou quatro provas individuais e ainda levou um bronze numa fortíssima disputa dos 100m costas. E a prova dos 200m medley é a melhor dele em termos mundiais, o que o coloca como um dos candidatos para o pódio.
O grande problema é que esta prova é uma das maiores especialidades de Michael Phelps, o que coloca o brasileiro praticamente com apenas chances em dois lugares do pódio. Seus outros concorrentes são o incrível Lazlo Cseh e o eclético Ryan Lotche.
Por isso, acredito numa quarta posição do brasileiro, mesma posição obtida no último mundial.

O recorde de Thiago foi feito nos Jogos Pan-americanos do ano passado, quando conseguiu finalmente chegar na casa do 1min57s, com o tempo de 1min57s79, quarto tempo de 2007, exatamente atrás dos três atletas já citados na matéria.
Este ano, Thiago ainda não teve uma competição internacional forte, como tiveram seus rivais que disputaram campeonatos europeus e seletivas nacionais equilibradíssimas, e fez a melhor marca de 1min58s74, a sétima do ano, atrás de três americanos, o que o faz entrar com o sexto melhor tempo dos Jogos Olímpicos.

As chances de Thiago na prova são maiores que a dele nos 400m medley, mas ainda não o tornam um dos favoritos a medalha e sim candidato, caso consiga melhorar seu tempo e chegar na casa de 1min56s alto. Esse ano, apenas os dois americanos baixaram de 1min56s enquanto todos os outros acima de 1min57s30. Mas creio que a medalha acontecerá na casa de 1min56s.
Thiago se dedicou esse ano a melhorar seu nado de crawl, estilo que ele mais perde em relação á seus adversários. Vamos ver se o treinamento deu certo e ele consiga chegar nos últimos 50m parelho com seus adversários, o que aconteceu no mundial de 2007, mas não perca rendimento em relação aos outros oponentes.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Depois de nadar tranquilo nas eliminatórias e nas semi finais, quando nadou na casa de 1min58s, sempre passando entre os primeiros colocados, chegou na final com o quarto tempo e com uma missão muito difícil de conseguir chegar á frente de um dos três incríveis nadadores que dominam a prova: Phelps, Cseh e Lotche.
Não conseguiu. Tiago fez o que pode, passou em terceiro na entrada dos últimos 50m, mas acabou perdendo no craw, ficando na quarta posição, mais de 1s atrás dos medalhistas, e pouco menos de 1s acima de seu melhor tempo. Está de parabéns pela quarta posição.

0 comentários: