Mayra Aguiar está com apenas 16 anos, mas lutando na categoria até 70kg feminino pode ser considerada uma das oito favoritas ao título olímpico da categoria, que provavelmente contará com a participação de 24 atletas em Pequim 2008.
A jovem atleta brilhou nos Jogos pan-americanos quando ainda aos 15 anos, chegou a final da categoria até 70kg e ficou com o vice campeonato. A gaúcha venceu, na semifinal, a cubana Onix Cortes, campeã mundial júnior em 2006 na categoria até 63 kg.
Seu maior triunfo foi na Copa do Mundo de Hamburgo mês passado. Mayra derrotou atletas do mais alto nível, como medalhistas em olimpíada e no circuito europeu e ficou com a medalha ouro .Mayra fez quatro lutas. Estreou contra Ewa Wiwatowska, da Polônia, com vitória por ippon. No segundo combate bateu a espanhola Cecilia Blanco, também por ippon. Cecília Blanco conquistou neste ano a prata na Super Copa do Mundo de Paris e na Copa do Mundo de Budapeste e é a segunda colocada no ranking mundial da categoria. Em seguida, na semifinal, o feito mais impressionante. Mayra venceu por ippon a italiana Ylenia Scapin, que tem no currículo dois bronzes olímpicos, conquistados em Atlanta 1996 e Sydney 2000, além de três bronzes em campeonatos mundiais e 11 medalhas de ouro em copas do mundo. Na decisão, venceu por yuko a chinesa Dou Shumei, bronze na Super Copa do Mundo de Hamburgo, realizada na semana passada.
Uma semana antes, a alteta havia feito uma copa do mundo regular ficando em nono lugar, com duas vitórias até a derrota paraa cubana Yelennis Castillo.
No mundial do ano passado, ela fez uma boa campanha, mas caiu nas quartas de finais pela mesma americana que a derrotou no pan, Ronda Rousey.
Para Pequim, Mayra tem claras possibilidades de medalha, apesar de não ser uma das quatro favoritas ao pódio. O fato de não chegar como grande canditada ao ouro, pode fazer com que a jovem atleta surpreenda o mundo, assim como fez na etapa da Copa do Mundo de Hamburgo. Porém, precisa se concentrar mais para não levar imobilizações, como a que a tirou do mundial do Rio em 2007.
No pan-americano senior, em Miame, Fez final contra a cubana Yalennis Castillo e venceu por ippon. Desta forma, ela acabou líder do ranking pan-americano olímpico, já que a americana vice campeã mundial já estava classificada pelo resultado do ano passado.
Para ver as favoritas na categoria clique AQUI
Amanhã, as chances de Luciano Correa na categoria até 100kg
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Uma das principais esperanças de medalha da seleção feminina, a judoca Mayra Aguiar caiu logo em sua estréia nos Jogos Olímpicos. A atleta de 17 anos foi superada pela espanhola Leire Iglesias por dois yukos e não conseguiu avançar à repescagem para entrar na briga pela medalha de bronze.
Diante da atual vice-campeã européia, Mayra travou uma disputa intensa pela melhor pegada no início do combate. A brasileira, no entanto, partiu para cima e se abriu demais no segundo minuto, levando um ouchi-gari, que rendeu o primeiro yuko à atleta espanhola.Com uma postura bem mais ofensiva, a judoca da Sogipa colocou a rival para baixo algumas vezes, mas não foi o suficiente para render alguma punição a Iglesias. A dois minutos do fim, sua rival obteve novo yuko e ficou com boa vantagem no combate. Nos últimos instantes, Mayra ainda devolveu uma das pontuações, mas não evitou o revés.
0 comentários:
Postar um comentário