Quem vai "apenas" para participar

Na última das reportagens sobre os esportes que já foram analisados, mostraremos quem irá á Pequim "Apenas para participar", que o objetivo maior era estar nos Jogos.


Claro, não se pode duvidar do potencial de nenhum atleta que irá os Jogos Olímpicos, principalmente os brasileiros que conquistaram as vagas com a raça e o suor caracteristico de nosso país. Porém, o blog busca mostrar a realidade de cada um dos participantes do Brasil e de acordo com os úiltimos resultados alcançados nas provas, alguns atletas estarão longe do pódio em Pequim, mas mostraram uma incrível evolução.
Lembrando que as analises de cada atleta está no "que já foi visto".

Na esgrima, Renzo Agresta, único atleta a vencer um combate nos últimos Jogos Olímpicos, está classificado novamente no florete e busca melhorar seu desempenho. Ele está em 43º do ranking mundial e foi medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007.

Na ginástica artística, as atletas ainda não estão definidas, mas além de Daniele Hipólito, Jade Barbosa, Lais Souza e Daiane dos Santos, provavéis atletas brasileiras em Pequim, as duas restantes não tem chances, na teoria, de chegar a nenhuma final.

O handebol masculino tentará pela primeira vez chegar ás quartas de finais de uma olimpíada, mas dificilmente conseguirá visto os resultados obtidos nas últimas edições do mundial, quando não ficou entre os 16 melhores. O time também tenta melhorar a décima posição alcançada em Atenas.

No hipismo adestramento, o Brasil garantiu vaga pela medalha de bronze alcançada nos Jogos Pan-americanos do Rio, mas ainda não confirmou a classificação pois atletas ainda terão que fazer o índice 64% em cada apresentação. (Ver mais detalhe no site http://esportebrasil2008.blogspot.com/2008/03/brasil-domina-o-sul-americano-de.html e na postagem sobre hipismo adestramento)

No remo, as duplas brasileiras Thiago Almeida e Thiago Gomez e Camila Carvalho e Luciana Granato estarão no double skiff peso leve e brigarão para ficar entre os 12 melhores. Porém, como aconteceu com a dupla masculina em 2004, a tendência é ficar entre 15º e 21º lugar. Vale lembrar que será a maior delegação brasileira de remo deste a instituição de torneio pré olímpicos para garantir vaga.

No tenis de mesa, a equipe masculina conseguiu a classificação para o torneio de times mas dificilmente conquistará um bom resultado. No individual, Thaigo Monteiro busca melhorar o resultado de 2004, quando conseguiu vencer um jogo enquanto Gustavo Tsuboi tentará sua primeira vitória olímpica. Entre as mulheres, a única classificada é Mariany Nonaka, que foi brilhante na segunda fase do pré olímpico.

No tiro, Julio Almeida ficou muito feliz de se classificar para as provas de pistola rápida e 50m, apesar de sua prova principal ser a pistola de 10m, que ele garantiu o passaporte para Pequim nos Jogos Pan-americanos do Rio. Um bom resultado nessas duas provas é bem difícil.

Na vela, Patricia Castro na RS:X e a dupla Fábio Pilar e Samuel Albrecht,na 470, não tem tido m bom retrospecto em suas classes e provavelmente ficarão perto das últimas posições.

Espero que os leitores assíduos do blog não achem que eu estou desacreditados em algusn atletas brasileiros que conseguiram brilhantemente suas vagas. O Blog busca apenas trazer as reais chances de cada um dos atletas em Pequim.

Amanhã, as chances da brasileira Lucimara Silvestre no heptatlo

1 comentários:

•MARCELO ROMANO•

23 de abril de 2008 às 07:28

Olá amigo. Seu blog continua excelente. Deveria ser uma referência de informações para muitos jornalistas. Semanalmente leio suas publicações. Há um erro neste texto sobre a dupla de remo do double skiff. Ela é formada por Thiago Gomes e Thiago Almeida. José Sobral não participa mais.

Um abraço