Keila precisa subir um degrau

A saltadora Keila Costa participa das provas de salto triplo e distância. Hoje, será análisada suas reais chances na prova de distância, que constantemente consegue bons resultados mas nunca chegou ao pódio em competições como campeonatos mundiais.


Quando ainda treinava em um cenário pouco promissor, em sua terra natal, Keila conseguiu o bronze no Mundial júnior de 2002, na Jamaica. Em sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos, não foi bem, ficando na 31ª posição dentre 38 concorrentes. Porém, saiu satisfeita, mesmo sem ter chegado perto desempenho(tinha 6m61 e ficou no 6m33 em Atenas).

Keila vem de duas finais em mundiais. Ano passado, fechou o mundial de Osaka em sétimo lugar com a marca de 6m69 enquanto este ano ficou na mesma posição no mundial indoor de Valencia, com 6m49.

A melhor marca de sua carreira foi atingida em Belém, ano passado, quando saltou 6m88 com o vento contra. Essa marca lhe rendeu o índice A para os Jogos Olímpicos e a fez com que apenas um índice B em 2008 lhe colocaria em Pequim. E a marca veio no GP de Fortaleza, com os 6m65 alcançados.

Se conseguir encaixar seus saltos em Pequim, a final olímpica estará muito próxima. Um salto acima de 6m70 deve colocá-la na final sem maiores problemas, visto que no mundial de Osaka ano passado a última classificada para final saltou 6m59. Keila vem saltando constantemente acima da marca de 6m59, mas ainda não encaixou, este ano, um salto maior que os 6m70.
Porém, em sua carreira, já conseguiu passar essa marca diversas vezes, inclusive na medalha de prata nos Jogos Pan-americanos do ano passado, quando fez a marca de 6m73.

É uma provável finalista olímpica nesta prova. Porém, a medalha só virá se saltar acima da marca obtida em Belém em 2007, quando fez 6m88. Este ano, três atletas apenas, inclusive a brasileira Maurrem Maggi, saltou acima desta marca. Ano passado, essa marca lhe rendeu a 10ª posição no ranking da temporada mas a colocaria com a quarta posição no mundial.
Atualização Keila conseguiu um bom resultado no Troféu Brasil de atletismo. Ela fez sua melhor marca do ano, saltando 6m79, e se credenciando cada vez mais para ser uma finalista olímpica.

0 comentários: