Zenaide com recorde sul-americano

A prova dos 3000m com obstáculos feminino voltará a ser disputado em Jogos Olímpicos depois de 16 anos de paralização e o Brasil já tem uma atleta classificada, Zenaide Vieira, que bateu recorde sul-americano da prova há menos de um mês, no GP do Rio.


No momento que vive o atletismo, é difícil uma atleta conseguir quebrar um recorde continental. Como disputa a prova dos 3000m com obstáculos, relativamente nova no Brasil, Zenaide foi a única brasileira a conseguir recorde continental neste ano.

O recorde veio com o tempo de 9min42s10 na prova em que ficou na terceira posição no GP Rio. O tempo foi recebido com surpresa pela atleta que não esperava o índice nesta prova. Ela correu quatro segundos abaixo do índice olímpico e melhorou em quase quatro segundos e meio o recorde sul-americano, que ela atingiu na prova de Neerpelt, em 2007.

O tempo que ela fez em Neerpelt, deixou ela como principal favorita nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em que a prova fez a estréia no programa do evento. Porém, quem brilhou foi a outra brasileira na prova, Sabine Heitling. Pior, Zenaide bobeou e protagonizou uma das cenas mais frustrantes dos Jogos Pan-americanos. Zenaide, que até abriu mão da disputa dos 1.500 m para se concentrar em sua especialidade, acabou com o bronze. Ela já tinha a prata praticamente assegurada quando desacelerou perto da linha de chegada e foi ultrapassada pela mexicana Talis Apud. "Não vi a mexicana. Não tenho o costume de ficar olhando", disse, depois da prova.

No mundial de Osaka, ano passado, ela não correu bem e ficou na primeira rodada. Fazendo o tempo de 10min04s40, ela não ficou com uma das 15 vagas para final, ficando na décima posição da série e fechando na 34ª colocação no geral.
Eclética(disputa as provas dos 1500m e 3000m), ela disputou este ano o mundial de cross country, em Edinburgh, e ficou na 70ª posição.

É complicado fazer uma projeção de tempos para a prova, já que depende muito do rítmo que as atletas resolverem ditar durante a competição. Para uma idéia, no mundial, a última atleta classificada fez o tempo de 9min42s38, o que mostra que Zenaide terá que correr para seu melhor se quiser a classificação para final.
Até o momento, o tempo dela é o 11º melhor da temporada, com apenas americanas, chinesas quenianas e jamaicanas na frente.

Uma vaga na final é complicada, mas amplamente possível para a brasileira, que venceu no dia 13 de junho o campeonato Ibero americano com a marca de 9min56s70.
Atualização Zenaide não fez um bom tempo na final do Troféu Brasil de atletismo, ficando com a medalha de prata na competição com 10min03s52
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Zenaide foi a primeira brasileira a disputar os 3000m com obstáculos, já que foi a primeira aparição da prova em Jogos Olímpicos, visto que antes apenas homens disputavam a prova.
Ela sentiu o rítmo fortíssimo da prova e, depois de andar algumas voltas no primeiro pelotão, abandonou a prova na última série, em que tinha 16 participantes.
A marca de 9min29s foi a última das classificadas para a final, o que mostra o quanto Zenaide teria de se superar, mais de 13s, para ser uma das finalistas da prova. Estava realmente muito complicado.

0 comentários: