Fabiano tenta reviver Joaqum

O meio fundista brasileiro Fabiano Peçanha tem grandes chances de ser mais um brasileiro em uma final olímpica dos 800m, assim como fez Zequinha Barbosa e o campeão olímpico de 84 e medalha de prata em 88 Joaquim Cruz, que inclusive possui ainda o recorde brasileiro e sul-americano e uma das 3 melhores marcas da história.



Para conquistar sua primeira medalha em Pans, na República Dominicana, quando era um dos mais novos integrantes da delegação brasileira (21 anos), o gaúcho precisou superar uma bursite na perna esquerda, que atrapalhou sua preparação para a competição. Nos 1.500 m, ele terminou na sexta colocação.

Para Atenas 2004 ele não conseguiu o índice olímpico mas vem conseguindo bons resultados desde então. No mundial de Helsinque em 2005 conseguiu chegar às semi finais, assim como dois anos depois em Osaka. Por sinal, no mundial do ano passado, ficou apenas s 0s10 da vaga na final.

Seu melhor tempo na carreira foi obtido no universíade de Bangock, ano passado, quando fez 1min44s60. O índice olímpico A foi feito em 2007 ainda em outra oportunidade, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro quando ficou novamente com a terceira posição, desta vez com 1min45s54.

Para 2008, ele teria de superar o índice B, 1min47s00 ao menos uma vez e conseguiu durante o GP do Rio, fim de semana passado, correndo em 1min46s86, melhorando em Belém para 1min46s76. No campeonato Ibero-americano, em junho, ele ficou com a medalha de prata com a marca de 1min47s73.

O meio fundista brasileiro tem reais chances de pegar uma final olímpica. E numa final olímpica tudo pode acontecer. Grande candidato à ser a surpresa do atletismo brasileiro em Pequim 2008. Ano passado, a final do mundial foi muito fraca, sendo corrida em 1min47s, tempo que Peçanha já baixou várias vezes.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Fabiano Peçanha se mostrou muito forte nas eliminatórias, ao conseguir acompanhar o rítmo dos fortes adversários, ficando na quarta posição na série com um bom sprint final, fazendo o tempo de 1min46s54 e conseguindo a classificação entre os 24 semi finalistas por tempo.
Nas semi finais, puxou o rítmo da prova, liderou até os 600m mas acabou caindo no fim chegando em último na série com 1min47s07. No geral, ficou na 18ª posição no geral.

0 comentários: