Mesmo com índice B, Henrique tem chances

O experiente Henrique Barbosa deverá nadar a prova dos 200m peito nos Jogos Olímpicos de Pequim mesmo sem ter conquistado o índice olímpico A para a disputa. Como ele conseguiu o índice na prova dos 100m peito(que já foi analisada pelo blog), ele poderá disputar os 200m com o índice B, que ele conquistou inúmeras vezes nos últimos anos.

Thiago Pereira foi o único a conseguir a marca para essa prova mas decidiu não nadar para dar prioridade aos 200m e 400m medley. Um nadador só pode disputar pelo Brasil uma prova em que não tem índice A caso tenha este índice em outra prova ou se classificou para os Jogos em algum revezamento.

Os 100m peito acontecerá no primeiro dia de eventos de natação, prolongando as semi finais e finais até a manhã do terceiro dia. No dia seguinte pela tarde haverá os 200m peito, o que faz com que seja provável a presença de Henrique na prova, principalmente para se preparar para a prova que tem mais chance de medalhas, o revezamento 4x100m medley do Brasil, que acontece no último dia da natação.

Na verdade, Henrique fez a marca para Pequim também nos 200m peito, mas não em um campeonato que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos marcou como uma seletiva. No dia 6 de junho, ele venceu o Gran Prix de Omaha, nos EUA, com a marca de 2min12s56, melhorando inclusive o antigo recorde sul-americano que pertencia a Thiago Pereira.
Essa marca é mais de um segundo melhor que a obtida por Henrique quando ficou com a prata nos Jogos Pan-americanos do ano passado, quando marcou 2min13s83.

Se Henrique nadar essa prova "a sério", caso ele realmente dispute-a em Pequim, ele tem chances reais de uma semi final. Atualmente, o tempo obtido nos EUA é o 19º do ano, com cinco australianos, quatro russos e quatro sul-africanos à sua frente, o que faz com que ele "pule" no ranking, já que apenas dois atletas por país irão nadar esta prova.

Com a evolução da natação mundial, aliado com as melhoras de marcas devido aos maiôs e com a frequente melhora de tempos da natação em anos olímpicos, provavelmente um tempo superior a 2min12s00 desclassifique o atleta logo nas eliminatórias. Então, Henrique terá que baixar no mínimo meio segundo se quiser nadar as semi finais da prova. Para uma final, o tempo deve ser inferior a 2min10, o que já é muito longe para um especialista nos 100m peito.
Atualização Henrique venceu os 200m peito no Golden Bear Swim Meet em Zagreg na Croácia, com o tempo de 2min13s65, mostrando que o nível continua ótimo e que está no caminho certo.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Henrique, assim como nos 100m peito, não melhorou sua marca e ficou distante de uma semi final. Ele nadou para 2min12s99, perto do seu melhor, mas somente conseguiria a classificação se fizesse abaixo de sua melhor marca. No geral, ficou 30º lugar.

1 comentários:

Anônimo

19 de junho de 2008 às 19:57

é, segundo informações ele vai nadar os 200m peito sim, agora com índice A após bater o recorde sulamericano, e com boas chances de uma semi-final.
Acredito num 2.11 2.10 dele em Beijing, pois fez 1.00 e 2.12 sem estar no seu auge. Quem sabe não rola um 59, hehe
valeu..