Nova geração da velocidade

O revezamento 4x100m rasos do Brasil está se renovando e terá chances reais de medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim. Um dos trunfos dessa renovação da equipe é o jovem José cARLOS Moreira, o Codó, que aos 24 anos disputará sua primeira olimpíada.

Ano passado, ele chegou ao índice olímpico A ao marcas 10s16 no meeting de Cochabamba e precisava apenas de um índice B neste ano de 2008 para confirmar sua presença em Pequim. É verdade que ele ainda precisa confirmar a vaga mas esta está muito perto de assegurada, já que tem o tempo melhor que o de Sandro Viana, terceiro integrante dos 100m rasos. O melhor tempo é de Vicente Lenílson.

O tempo de 10s27 feitos em São Paulo no mês de março foi apenas 0s01 melhor que a marca B exigida pela IAAF e o colocou como um dos pré classificados para os Jogos. Meses depois, no meeting de São Paulo, ele fez a marca de 10s22 para ficar com a terceira posição. Dias depois, ficou com o bronze no meeting de Belém com o tempo de 10s30. Antes, venceu o meeting de San Fernando, com o tempo de 10s58.

No mundial do ano passado, ele acabou eliminado na primeira fase com o tempo de 10s46, depois de ter ficado na quarta posição na primeira das séries. Eram 72 corredores e 32 chegaram na segunda rodada. Algo parecido acontecerá nas olimpíadas, quando cerca de 100 atletas tentarão 32 vagas para a segunda fase. Se correr seu melhor, ou perto dele, com certeza chega na segunda rodada em que provevalmente um tempo de 10s25 deixa-o entre os 16 melhores do mundo. Uma final já é um sonho mais distante, mas possível.
ATUALIZAÇÃO Codó foi vice campeão do Troféu Brasil de atletismo, disputado em junho no Ibirapuera. Ele penou para se classificar, fazendo 10s34 e ficando em terceiro na sua série. Na final, marcou o mesmo tempo e foi medalha de prata, garantindo vaga olímpica tanto nos 100m como no revezamento.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Codó conseguiu passar da primeira fase dos 100m rasos fazendo a marca de 10s29 e ficando em terceiro da sua série. Na segunda fase, porém, não correu muito bem fazendo a marca de 10s32, na sexta posição em sua série e em 28º no geral.
Se tivesse corrido abaixo dos 10s16 que fez para ter o direito de disputar a prova, teria chegado nas semi finais. Ao menos, melhorou o resultado do último mundial, quando caiu ainda na primeira fase.

0 comentários: