Reinaldo trocou o Pan por Pequim


O triatleta brasileiro Reinaldo Colucci foi o único classificado dentre os homens para a competição que envolve 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Juraci Moreira ficou uma posição abaixo do último classificado pelo ranking mundial e espera uma desistência para conseguir a vaga para sua terceira olimpíada.

Colucci se diz preparado para fazer o melhor resultado da história do triatlo brasileiro que foi a 11ª posição de Sandra Soldan em Sydney 2000 "Sei que tenho muita condição de ficar entre os dez primeiros. Daí para o pódio é questão de momento, mas estou bem confiante".

E os resultados do paulista de São Carlos dão respaldo a sua meta. Neste ano, ele esteve em apenas três provas do circuito internacional, sendo sexto em Richards Bay e 11º na etapa de Tongyeong. Na primeira, o paulista ficou a poucos segundos do sul-africano Hendrik de Villiers e do norte-americano Matthew Reed, quarta e quinto colocados, respectivamente, no Mundial de Vancouver.

Além dos bons resultados, o paulista conta com outro ponto a favor: o conhecimento do percurso onde será disputada as Olimpíadas. "Competi lá no ano passado. Vi que o ciclismo será um fator de dificuldade e este é justamente o meu ponto forte. Acredito que um grupo de 15 deve chegar junto para a definição na corrida. Espero estar neste grupo", avaliou.


O brasileiro terminou o ranking olímpico na 32ª posição, sem ter disputado os mundiais do ano passado nem deste ano, ficando de fora também dos Jogos Pan-americanos do Rio ano passado.

Surpreendentemente, ele acredita que o fato de não participar do Rio-2007 tenha sido decisivo para ele conseguir a classificação. Em março de 2006, Colucci sofreu uma periostite na tíbia esquerda, o que o obrigou a perder as três primeiras etapas da seletiva para a competição continental. “Eu até teria chance de me classificar, mas decidi com o meu técnico me focar na preparação olímpica. Tentar entrar no Pan só me desgastaria mais e possivelmente eu não conseguiria porque estava muito atrás”, justificou.


Atualizacao: O brasileiro Reinaldo Colucci, em preparação para as Olimpíadas, ficou em quinto lugar na etapa da Hungria, marcando o tempo de 1h52min29s.
Na primeira vez que Colucci teve a oportunidade de enfrentar Javier Sanchez, campeão mundial e favorito ao ouro olímpico, viu o espanhol subir no topo do pódio após fazer 1h51min32s, somente 29 segundos na frente do australiano Brad Kahlefeldt, também cotado ao ouro em Pequim.

NOS JOGOS OLÍMPICOS

Reinaldo não conseguiu acompanhar o forte rítmo da natação e acabou ficando para trás logo na primeira parte da prova, o que prejudicou o que seria sua principal arma, o cilcismo. Ele foi o 46º entre os 55 atletas na natação e teve que buscar no ciclismo. Conseguiu chegar no primeiro pelotão, que envolvia cerca de 30 atletas, mas perdeu rendimento no último sprint, quando os primeiros colocados aceleraram o rítmo de competição. Chegou para a corrida na 39ª posição mas cerca de 10s atrás dos primeiros colocados.
Na corrida, conseguiu recuperar duas posições e terminar em 37º. Talvez se tivesse feito uma natação melhor, não precisaria ter forçado tanto o ciclismo e teria conquistado um resultado melhor.

0 comentários: