Homens voltam no levantamento de peso


O Brasil voltara em Pequim, depois de 12 anos, a disputar o levantamento de peso nos Jogos Olimpicos. A vaga brasileira foi conquistada pela terceira posicao no geral no
pan-americano do esporte, disputado em marco deste ano. A Confederacao Brasileira definiu o nome de Wellison Silva.

O pesista disputava a vaga com Bruno Brandão, da categoria até 105 kg, mas acabou sendo a opção após uma semana de treinos em São Paulo no início deste mês. Para a escolha, Dantas levou em consideração os resultados dos atletas nos últimos três Mundiais, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e no Pré-Olímpico de 2007, e mais uma avaliação da performance que cada um poderia ter na China.

"Foi feito também um percentual de quanto eles fariam em relação ao ranking mundial para chegar nesta conclusão. O Wellison é um atleta que tem grande potencial e pode atingir um bom resultado para o país, pois vem mostrando isso nos treinos", explica o técnico.

A previsão é que o mineiro, nascido em Viçosa, melhore em 12 quilos o recorde sul-americano que detém atualmente. "Já fiz 298 kg no total em competição oficial, mas já levantei 301 kg (136 kg no arranco e 165 kg no arremesso) durante o treino. Sei que é pouco tempo, mas acho que posso alcançar os 310 kg", afirma Silva.

Na avaliação de Dantas, o único brasileiro na modalidade em Pequim poderia até render mais, porém o pouco tempo de preparação fez com que os objetivos fossem diminuídos. "Se ele tivesse mais dias para treinar, ele poderia chegar até a 317 kg no total. Com isso, ele provavelmente estaria entre os dez melhores colocados. Agora, vai depender muito de quem estará lá", analisa.

O mineiro ganhou fama no Brasil pelo acidente sofrido nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, quando foi atingido pelo peso durante uma tentativa. Na ocasião, ele foi levado ao hospital, mas escapou ileso. Passados cinco anos, o pesista assegura que o incidente está totalmente superado. "Nem lembro mais disso. Aconteceu porque eu era muito jovem e tinha pouco tempo no esporte (menos de três anos). Agora, estou pronto e preparado para defender bem o meu país", diz.

Na categoria do atleta, ate 69kg, terao 20 atletas e se o brasileiro ficar entre os 12 melhores ja sera um resultado em tanto. Se formos colocar seu objetivo, alcancar 0s 301kg, seria o trigesimo do ranking mundial e decimo terceiro dentre os que vao participar dos Jogos Olimpicos, o que ja seria uma vitoria para o brasileiro. Vamos esperar.

NOS JOGOS OLÍMPICOS

O brasileiro acabou por não conseguir seu real objetivo, que era superar o recorde brasileiro da modalidade, mas fez uma bela apresentação e terminou em 17º entre os 28 competidores da prova, ficando em terceiro lugar em seu grupo, o mais fraco da competição.
No arranque, primeira prova, ele levantou 135kg, superando o recorde brasileiro e ficando apenas um kg do seu objetivo. Esse resultado fez ele liderar seu grupo de competição, que tinha oito atletas.

No arremesso, no entanto, o brasileiro falhou duas vezes ao tentar erguer 162 kg, e terminou a prova com 155 kg. "Podia ter sido mais, eu estou muito chateado. O meu total normal é maior que isso. Não sei o que faltou", lamentou o atleta após a prova.Welisson, dono do recorde brasileiro de 165 kg na prova, afirmou que perdeu a confiança após a primeira tentativa. "Meu joelho torceu um pouco no movimento e não insisti", explicou ele.

1 comentários:

Anônimo

21 de agosto de 2008 às 15:44

Gostaria de sugerir que leiam a matéria-denúncia sobre o pesista Bruno Laport que, apesar de responsável pelo Brasil conquistar o índice olímpico em sua categoria, foi substituído e não foi à Pequim.

O link para a matéria é:
http://www.spadope.com.br/inc_noticias_det.php?Id_noticias=13