Thiago nos 400m medley


Nas olimpiadas de 2004, quando a revista Sport Illustred divulgou os favoritos da natacao colocou Thiago Pereira, entao com 17 anos de idade, como medalha de prata nos 200m medley. Ele fez ate que uma boa prova, mas nao nadou para seu melhor e ficou em quinto. Se fizesse seu melhor tempo ate entao nao chegaria em quarto.
Agora, parece que a midia americana e principalmente brasileira esta percebendo que sera muito dificil uma medalha para ele. Nos 200m medley ainda e mais possivel, mas nos 400m e improvavel, e e sobre essa prova que irei falar hoje, ainda postando do Canada e ainda sem acentos na Lingua Portuguesa.

Thiago acabou se especializando na prova de 400m medley apenas no ano passado, quando fez um tempo muito bom nos Jogos Pan-americanos, quando nadou tres quartos da prova lado a lado com o recorde mundial. Em Atenas, ele nadou essa prova, mas foi muito mal, nao se classificou para a final e ainda passou mal, dificultando a preparacao para os 200m medley.
No Pan do ano passado, ele marcou 4min11s14 e foi o quarto melhor tempo da temporada, na frente inclusive de um de seus maiores rivais atuais, o hungaro Laszlo Cseh. Na prova, Thiago deu tudo nos tres primeiros estilos mas estava exausto no crawl, em que marcou apenas 1min06s e ficou mais de cinco segundos distantes do entao recorde mundial, que agora ja foi batido novamente por Phelps.

Acredito que as medalhas de ouro e prata nesta prova em Pequim ja estao destinadas para Phelps e Lotche. O bronze deve ir para Laszlo Cseh, que fez 4min07s97 e bateu o recorde europeu da prova. O melhor tempo de Thiago esse ano foi 4min12s. Ou seja, ele tem que melhorar, na teoria, quatro segundos se quiser ficar com a medalha de bronze nesta prova.
Thiago precisa melhorar seu nado crawl e ele se esforcou muito para isso durante esse ano, sacrificando algumas competicoes para se empenhar em melhorar no ultimo e mais rapido dos estilos. Nos Jogos sul-americanos, em marco, ele nadou de sunga e barba e fechou a prova para 58s, oito segundos melhor que no Pan. Obvio, seu tempo foi de 4min18s, bem acima de seu melhor, mas a marca do crawl o animou.

A medalha nesta prova e improvavel mas nao impossivel. Sera uma bela disputa com Lazlo, mesmo acreditando que o hungaro esta alguns segundos a frente. Segundos possiveis de ser tirados numa prova tao longa quanto os 400m medley.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
thiago Pereira quase ficou de fora, mas fez o oitavo tempo com 4min11s74, bem perto de seu melhor tempo, e está na final olímpica. Nadou ao lado de Lotche durante os 300m, mas caiu no crawl e ficou com a terceira posição na série. Na final, esteve bem nos primeiros 300m quando estava em quinto ou sexto lugar. No crawl, perdeu muito e acabou na oitava posição com 4min15s.

2 comentários:

Anônimo

27 de julho de 2008 às 15:50

É muito difícil Thiago Pereira voltar de Beijing com uma medlaha. Mesmo que ele melhore seu tempo seus adversários estão voando e não o vejo no pódio tanto nos 200m como nos 400m medley. Tirando Phelps, seus rivais também vão muito bem. Estive em Manchester cobrindo o Mundial de piscina curta e conversei com Ryan Lochte. O vi nadando 10 provas lá e em todas ele se mostrou bem fisicamente. Na minha opinião, Lochte é o único capaz de parar Phelps. Quanto a Thiago torço para faça seu melhor em Pequim.

Guilherme Freitas, jornalista
repórter da Best Swimming e criador do Blog da Comunicação

Biga

29 de julho de 2008 às 17:52

só uma correção, o thiago fechou para 1.01 os 100m finais de nado livre dos 400medley no pan, 1.06 é mto alto...