A saltadora Maurrem Maggi é a principal esperança de medalha do Brasil no atletismo. Claro que temos grandes chances com Jadel, Fabiana, Marílson e revezamento, mas Maurrem Maggi é o grande nome do time e vem saltando de forma regular e muito boa esse ano.
A atleta teve sua primeira participação olímpica em 2000 quando, um ano depois de ter feito a marca de 7m26, recorde sul-americano e melhor marca do ano de 1999, sofreu uma contusão no terceiro salto e ficou longe da final. A atleta era apontada como uma das chances de medalha, depois da oitava posição no mundial de 1999, mas acabou saindo sem sequer uma final.
Depois da final no mundial de 2001, a atleta teve um ano de 2002 bom e em 2003 era uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Pan-americanos quando foi pêga no exame anti-dopping graças, segundo ela, a uma pomada anti depilação utilizada após um treino.
Dois anos suspensa, ela voltou em 2006 de forma excelente conseguindo marcas espetaculares tanto na distância como no triplo. Em 2007, além do ouro nos Jogos Pan-americanos, foi quinta no mundial depois de ter feito o excelente salto de 6m95 nas eliminatórias que lhe daria medalha na final.
2008 tem sido um ano muito bom para ela. Depois de ser prata no campeonato mundial indoor em março, conseguiu saltar constantemente na casa dos 6m90 e é hoje a atleta mais regular da prova, tendo apenas este ano, quatro marcas acima de 6m90. Mesmo tendo a terceira melhor marca de 2008, foi apontada pela revista Sports Illustred como favorita para medalha de ouro na prova.
Acho que suas chances de ouro são reais, mas penso que ela ficará com o bronze. Suas principais rivais são as saltadoras russas e a portuguesa Naide Gomez,dona da melhor marca do ano.
Para chegar a final, Maurrem deverá saltar acima de 6m70, algo que para ela é muito constante e não deverá problemas para ficar entre as 12 melhores. Na final, é provável que um salto de 6m90 lhe dê uma medalha. Acima de 7m05 deve dar o ouro. Mas tudo é uma questão de como estar no dia, já que três atletas tem reais condições de saltar acima dos 7m05 e cerca de seis atletas tem reais chances de saltar mais de 6m90.
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Maurrem ficou com a medalha de ouro depois de um salto extraordinário logo na abertura das disputas na final, com a marca de 7m04, superando em 7 centímetros o que a russa tatyana Lebedeva havia conseguido no salto anterior.
Depois de não conseguir melhorar seus saltos nas tentativas seguintes, Maurrem teve de esperar suas atletas saltarem e torcer para que não conseguissem ultrapassá-la. Na última tentativa de Lebedeva, ela conseguiu 7m03, apenas 1cm a menos que a brasileira.
Vale ressaltar que o salto da Maurrem foi perfeito técnicamente, saltando exatamente com o pé na tábua sem "perder" nenhum centímetro. Já a russa perdeu 6cm na hora do salto e ficou atrás de Maurrem.
3 comentários:
2 de agosto de 2008 às 15:34
Guilherme, aonde posso encontrar essa previsão da Sports Illustred na internet? Sabe me dizer se ao menos tem pra vender ela aqui no Brasil?
2 de agosto de 2008 às 19:22
O q leva o favoritismo da Maureen pela revista é sua regularidade
no dia q saltou pra 7,12 a portuguesa so deu um bom salto...
ja Maureen consegue varios saltos bons na mesma competiçoes e tem errado a mediçao dos seus saltos
final é final ne...quem sabe?
o importante é q em entrevistas ela fala do OURO
3 de agosto de 2008 às 13:41
Ano passado teve 3 russas e a Naide Gomes saltando acima de 7m. Uma russa chegou a saltar 7m20.
Nesse ano as russas não fizeram grande coisa... mas isso não conta muito.
O negócio vai ser torcer pras adversárias não passarem de 7m, porque o melhor salto da Maurren vai ser na casa de 7m cravados...
Postar um comentário