Juliana e Larissa


Peco desculpas pelos dois dias sem atualizar o blog mas e que viajei de Calgary para Toronto e nao deu tempo de atualizar. Estou aqui em Toronto, ainda sem acentos na Lingua Portuguesa, e finalmente voltarei para o Brasil na sexta a noite, para ai voltar a postar com acentos na nossa lingua. Lembro que faltam apenas 9 dias para a abertura dos Jogos Olimpicos e ainda faltam 11 brasileiros para serem analisados, o que faz com que tenha que fazer duas postagens por dia algumas vezes.

Hoje, sera a vez de falar de Juliana e Larissa, melhor dupla brasileira de volei de praia no momento e que correu um serio risco de nao participar dos Jogos Olimpicos devido a uma contusao de Juliana ha cerca de 40 dias. A recuperacao da atleta, pelo que se parece, foi muito boa e as duas voltaram a jogar essa semana no torneio Grand Slam da Austria e venceram seus dois jogos de estreia, mostrando estar com a velha forma que consagrou a dupla.

Juliana fez questão de agradecer o apoio recebido da parte de outras atletas. "Desde o primeiro dia na Áustria venho recebendo muito apoio das jogadoras que disputam o Circuito Mundial e estou muito feliz. Pude mostrar nesses dois primeiros jogos do Grand Slam que estou preparada para Pequim", declarou a jogadora, que atuou usando uma joelheira especial. Até as Olimpíadas, Juliana continuará fazendo fisioterapia diariamente com o médico Jullius Queiroz por precaução.

Juliana e Larissa não disputaram as últimas quatro etapas do Circuito (Gstaad, Marselha, Moscou e Stavanger), além de terem participado apenas do primeiro jogo em Paris, quando Juliana se machucou. Por isso, o Grand Slam austríaco é importantíssimo para a dupla recuperar ritmo de jogo a duas semanas das Olimpíadas.

Em 2004 ganharam uma etapa do Circuito Mundial pela primeira vez (na cidade espanhola de Palma de Mallorca). No ano seguinte, a dupla venceu os circuitos Mundial e Brasileiro, feito repetido em 2006 e 2007.
A temporada de 2006 foi especial para Larissa. O título do Circuito Mundial foi conseguido com 12 pódios (sendo sete vitórias) em 13 etapas. Ela foi eleita a melhor levantadora e a melhor jogadora da competição. E, de quebra, conquistou o prêmio Brasil Olímpico entregue pelo COB. Nos Jogos Pan-americanos, o ouro veio com seis vitorias e nenhum set cedido. A vaga para Pequim foi garantida com o terceiro lugar no Grand Slam da Alemanha, em junho.

No ranking mundial que definiu as 24 duplas de Pequim, as tri campeas do circuito, aparecem na terceira posicao, mesmo sem ter disputado as quatro ultimas etapas, que valeram pontuacao em dobro por ser grand slam.
As grandes rivais das brasileiras serao as atuais campeas olimpicas, as americanas Welsh e May. Elas, mesmo disputando apenas 11 torneios contra 23 das chinesas segunda colocadas e 20 das brasileiras, ganharam quase 1000 a mais que suas adversarias.

No mundial do ano passado, as brasileiras acabaram perdendo duas vezes para duas duplas chinesas diferentes e terminaram na quarta posicao, depois de seis vitorias seguidas. Nas semi finais, cairam diante de Tia Jia e Wang por 2x1 e na disputa pelo bronze tambem por 2x1 para Xue e Zhang Xi. Talvez as americanas estajam meio dificeis de serem alcancadas e o principal objetivo da dupla seja manter a tradicao de sempre ao menos uma dupla feminina chegar a final do torneio.

Na chave de grupos, as brasileiras Juliana e Larissa caíram em um grupo mais complicado com uma medalhista olímpica e também terão de enfrentar uma dupla brasileira que defende a bandeira da Geórgia.
Elas jogarão contra a australiana Cook, que foi ouro nos Jogos de Sydney-2000 e bronze em Atlanta-1996 ao lado de Pottharst. Agora, a atleta faz parceria com Barnett e as duas ganharam três dos seis confrontos contra as brasileiras.
As duas primeiras de cada grupo mais as duas melhores terceiras colocadas dos seis grupos se classificam enquanto as demais terceiras colocadas disputam um torneio para definir as duas vagas restantes para as oitavas de final.

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Obviamente, todos sabem, Juliana desistiu da competição dias antes das olimpíadas, dando lugar para a veterana Ana Paula para conquistar uma medalha olímpica.
A primeira fase foi meio complicada para a dupla recém formada Ana Paula e Larissa. Foram duas vitórias por 2x1 e uma derrota por 2x0 contra as australianas no melhor jogo da primeira fase.
Nas oitavas de finais, as brasileiras pareciam muito entrosadas, e venceram em dois sets sem maiores dificuldades a dupla da Alemanha. Nas quartas de finais, entretanto, acabaram caindo diante das campeãs olímpicas Walsh e May.
No melhor jogo das brasileiras, elas conseguiram até dar um calor na dupla americana, mas acabaram derrotadas em 2 sets por 21x18 e 21x15.

0 comentários: