Tentando ser a zebra


Ha alguns anos a saltadora em vara Fabiana Murrer vem conseguindo resultados excelentes na prova, semrpe entre as seis primeiras nas principais competicoes. Porem, mesmo fazendo sua melhor marca esse ano com 4m80 ela nao e uma das favoritas a medalha no salto com vara, correndo por fora pelo podio que praticamente ja tem uma atleta, a russa yelena isinbayeva.

Murrer esta tendo esse ano como o melhor da carreira. Antes de 2008, seu melhor salto havia sido em 2006 quando ultrapassou o sarrafo de 4m66. Em marco, conseguiu a marca de 4m70 no campeonato mundial indoor e ficou com a medalha de bronze. Detalhe que quando fez uma de suas tentativas nos 4m75 ela nao passou por muito pouco, o que fez ela sair da competicao dizendo que faltavam 5cm para medalha, se referindo a sonhada marca de 4m80 que, segundo ela, dara medalha em Pequim.

Porem, a marca de 4m70 do mundial foi batida por Fabiana no campeonato brasileiro, no ultimo mes de junho, quando conseguiu a marca de 4m80, se tornando a terceira atleta a saltar mais alto na temporada. A russa Yelena Isinbayeva bateu duas vezes o recorde mundial no mes de julho e no momento esta com 5m04, marca que pode ser superada em Pequim. Ela e a franca favorita ao ouro. A norte-americana Jenny Stuczynski saltou muito bem esse ano diversas vezes, nao chegando aos 5m, mas botando uma boa vantagem sobre as adversarias.

Sua principal luta sera pelo bronze. Esse ano, a polonesa Monika Pyrek e a russa Svetlana Feofenova nao superaram o sarrafo a 4m80 ainda, o que coloca Fabiana, talvez, um passo a frente. Outras tres ou quatro atletas deverao lutar pela medalha de bronze, mas acredito que Pyrek e Feofenova serao as adversarias mais fortes.
Ainda esse ano, Murrer perdeu rescentemente para Pyrek num torneio em que ambas saltaram 4m65 mas o bronze ficou com a polonesa que errou menos vezes nos saltos mais baixos. Em outra competicao, saltou apenas 4m40 mas em uma no inicio do mes de julho fez 4m70 para vencer uma competicao na Suica.

No mundial de 2007, ficou na sexta posicao com4m65. Se tivesse saltado 4m80 que fez esse ano, ficaria com a medalha de prata, atras apenas de Yelena que saltou 4m80 nesse torneio mas a partir dai tentou bater o recorde mundial, o que fez com que ficasse dificil melhorar sua marca naquele torneio.

A verdade e que Fabiana nao e favorita para medalha, mas com certeza tem chances reais de podio, principalmente se repetir os 4m80 que fez no brasileiro.

NOS JOGOS OLÍMPICOS

Um absurdo o que ocorreu com a brasileira nos Jogos Olímpicos. Depois de passar tranquila nas eliminatórias e no primeiro salto da final, percebeu o sumiço de uma de suas varas, o que fez com que ela impedisse o andamento da competição até que achassem seu instrumento.
Não acharam, ela teve todo seu aquecimento prejudicado além de ter ficado totalmente sem concentração. Saltando com uma vara não específica para os 4m65, ela acabou por não ultrapassar o sarrafo três vezes e ficou distante da medalha.

Depois, a prova prosseguiu e a medalha de bronze foi de 4m75. A brasileira tem como sua melhor marca 4m80 e tinha tudo para brigar pela medalha. Ficou na décima posição e muito irritada, gerando até um pedido de desculpas oficial do Comitê Organização das olimpíadas.
Um absurdo!

2 comentários:

Unknown

30 de julho de 2008 às 21:16

Perfeitos comentários sobre a Murer. A prova vai ser isso aí mesmo. Isinbayeva em 1ª, Stuczynski em 2ª (A não ser que dê apagão nelas), e o resto brigando pelo bronze, com destaque pra Murer, Pyrek e uma ou 2 russas - quem saltar mais perto de 4m80 ganha.

Alexandre Massi

31 de julho de 2008 às 19:09

eh guilherme. Ela tá tranquila pra saltar 4m65. Mais do que isso, ja será um belo resultado para a murer. Mas acho q eh dificil ela trazer medalha.

Abs

PS: Amanhã, o BLOG DO MASSI comemora 1 ano de vida. Teremos uma entevista com um dos maiores medalhistas olímpicos brasileiros. Fico aguardando sua presença.