7 anos de hegemonia


Agora já no Brasil e com nossos acentos, vou acelerar as análises e tentar acabar ainda hoje todos os brasileiros, durante o dia. Para começar, vou falar do time masculino de volei, que é atual bi campeão mundial, bi campeão da Copa do Mundo, além de ter vencido seis das últimas oito Liga Mundiais.

O time de Bernardinho, entretanto, sofreu dois baques nos últimos dois anos. O primeiro, em 2007, o maior de todos. O técnico Bernardinho cortou da seleção, sem explicar até o hoje o motivo exato, o levantador Ricardinho que vinha sendo o melhor jogador da seleção no ano e era o principal destaque do time. Apesar disto, o Brasil conquistou os Jogos Pan-americanos no Rio sem grandes dificuldades e venceu a Copa do Mundo em novembro perdendo apenas um jogo, contra os EUA.

E os americanos fizeram parte do segundo baque, mais recente, sofrido pelo Brasil. Depois de 10 vitória em 12 jogos na primeira fase da Liga Mundial, o time brasileiro enfrentou os americanos nas semi finais depois de duas vitórias na fase final da Liga. E o Brasil perdeu para os norte americanos, em pleno Maracanazinho, e posteriormente para a Rússia ficando pela primeira vez fora do pódio de uma competição desde 2001.

Mas, talvez a derrota tenha sido para abrir os olhos dos brasileiros, para não acharem que já haviam ganho os Jogos Olímpicos, antes mesmo de começar. Ao menos, isso não passou em nenhum momento pela cabeça dos jogadores, que estão unicos e focados no título.

O time foi campeão mundial nos anos de 2002 e 2006, da Copa do Mundo, em 2003 e 2007, dos Jogos Pan-americanos ano passado, da Liga Mundial em 2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Um time repleto de títulos que está em busca do bi campeonato olímpico seguido, e tri se fomos contar o título de 1982.

O grupo do Brasil em Pequim reune Alemanha, Egito, Polônia, Rússia e Sérvia. Acredito que o Brasil bate, sem dificultades, o pouco tradicional time da Alemanha e o campeão africano Egito. Os Jogos diante de Sérvia e Polônia deverão ser complicados, mas o Brasil, na minha opinião, vencerá e assim o jogo que provavelmente definirá o primeiro do grupo será contra Rússia.

Muitos dizem que a pedra no sapato do Brasil são os EUA, que venceram oito vezes nos últimos anos o Brasil, inclusive nas camapanhas vitoriosas de nossa seleção no mundial de 2002, nas olimpíadas de 2004 e na Copa do Mundo de 2007, além de terem vencido as últimas duas edições da Copa América de Volei. Porém, não se pode esquecer da força do volei russo, da tradição italiana e da nova safra de seleções excelentes, como Polônia e Bulgária, além claro da Sérvia, que mesmo agora sem Montenegro, tem um time muito bom.
Muitos acham também que esse ouro do Brasil é barbada, o que também não é verdade.
É esperar para ver...

1 comentários:

UNIrc

5 de agosto de 2008 às 08:47

"Um time repleto de títulos que está em busca do bi campeonato olímpico seguido, e tri se fomos contar o título de 1982." -> na verdade esse titulo foi em 1992, acredito que foi um erro de digitação.

abraços