Atletas precisam se divulgar

Que a imprensa esportiva brasileira não divulga da meneira merecida os esportistas brasileiros todos sabem. Mas os próprios atletas poderiam divulgar seus programas, suas prova, fazer relatos em blogs individuais ou mesmo em sites especializados.

A corrida pela vaga olímpica corre solta em diversas modalidades e a imprensa brasileira pouco liga. Nenhum dos portais com Hotsites olímpicos informa de que maneira os brasileiros conseguiram ou ainda tentam o passaporte para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim.
Na canoagem, por exemplo, aconteceu o pré olímpico da modalidade slaloom mês passado e a notícia que o Brasil perdeu a vaga "no tapetão" chegou três dias depois nos principais portais e não havia sido noticiado nem mesmo no site da Confederação Brasileira de Canoagem.

Caso os atletas ou o técnico da equipe tivesse um blog ou um site pessoal, as informações chegariam mais rápido tanto para os fãs do esporte quanto para os grandes portais, que divulgariam para muito mais leitores a notícia, aumentando assim a visibilidade do esporte.
Quem faz isso muito bem é a ciclista Ana Flavia Sgobin em seu blog. Pelo que faz parecer, não é ela quem escreve as notícias, mas lá se encontra os resultados e o dia- a dia da melhor atleta bo BMX brasileiro e que está perto de se classificar para os Jogos Olímpicos.

O site da Confederação Brasileira de lutas é simples mas é um dos mais informativos. Parece um blog, com postagens quase que diárias sobre o dia-a-dia da luta no Brasil. Convenhamos, tem um péssimo lay-out, mas passa aos leitores o que eles querem: Saber sobre a seleção brasileira de lutas. Está é outra alternativa, ao invés de blogs ou sites individuais, ter um blog da própria confederação que é atualizado constantemente.
Por outro lado, a Confederação Brasileira de Canoagem tem um site lindo, com um template moderno, mas não informa absolutamente nada. Para o pré olímpico de canoagem velocidade a ser disputado neste fim de semana, sequer comentam o número de vagas que cada prova dará para as olimpíadas. Uma falha nos "jornalistas" do site.

Eu, como apaixonado por esportes, muitas vezes não encontro a informação que quero nos sites das confederações brasileiras e tenho de esperar dias para descobrir o resultado das competições. O pan-americano de ciclismo, por exemplo, que conta pontos para o ranking feminino que qualifica para os Jogos de Pequim foi lembrado nos portais apenas na quinta feira, sendo que a competição terminou no domingo.

Então, maravilhoso seria se cada atleta tivesse seu blog, contando experiências, com melhores resultados, competições, calendário...Ou simplesmente notícias sobre seus resultados. É isso que os jornalistas ESPORTIVOS buscam, mas muitas vezes não tem acesso. Espero que outros heróis esportivos brasileiros sigam os passos de Ana Flavia do ciclismo e divulguem seus sites.
Eles, que são os que mais reclamam da falta de divulgação e espaço na mídia, precisam se auto divulgar melhor. Este não seria o melhor caminho caso a imprensa brasileira abrisse os olhos para todos os esportes, e não apenas futebol, mas como estamos neste nível, necessitamos de informação e divulgação.

1 comentários:

Fabrício Tota

23 de maio de 2008 às 14:27

Olá, Guilherme, acabei de conhecer seu site e achei excelente!

Muito válido seu post sobre a falta de informações sobre boa parte dos esportes olímpicos.

Sobre natação, sugiro o www.bestswimming.com.br. É a melhor fonte de informações sobre o esporte do Brasil.

Um abraço.

Fabricio