Foi a última chance do beisibol e do softbol

O beisibol e o softbol(Versão do beisibol para mulheres) sairão do programa dos Jogos Olímpicos a partir de Londres 2012 e por isso as seleções masculina e feminina tiveram a última chance de se qualificar para uma olimpíada, mas ficaram muito distantes do êxito.


O beisibol é um esporte emergente no país. A seleção teve o auge no ano de 2003, quando conseguiu um quinto lugar nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, obtendo vitórias contra seleções consideradas mais fortes e tradicionais como República Dominicana e Panamá, atingindo assim a última vaga do continente para o mundial.
No mesmo ano, no mundial, a seleção teve uma participação empolgante, terminando na sétima posição e ficando muito perto de derrotar os poderosos cubanos nas quartas de finais. Estávamos vencendo até a última entrada, quando levamos duas corridas e caímos diante dos favoritos.

No pré olímpico do mesmo ano, o Brasil decepcionou. No Panamá, o Brasil perdeu da Colômbia, foi humilhado pelo time da casa (11 a 1) e deixou a competição com apenas uma vitória -sobre a Nicarágua, antes de ser derrotado pelos cubanos. Ficou fora de Atenas.

A campanha para Pequim foi menos empolgante. O beisibol perdeu visibilidade no país(já tinha pouca) e a seleção não rendeu bem. No pré olímpico continental, disputado em 2006, a seleção venceu apenas uma partida, contra a Venezuela, e ficou sem chances de disputar as olímpiadas.
No Pan, uma enorme confusão com o local de disputas, a Cidade do Rock, mostrou o descaso das autoridades com a modalidade. A situação do campo estava tão precária que não teve torneio de consolação por conta das chuvas e da falta de iluminação. A seleção venceu a Nicarágua por 1x0 e foi derrotado pelos dominicanos por 14x2 e pelos americanos por 7x4.

Se o beisibol já era muito pouco citado na mídia quando era esporte olímpico imagina agora sem participar no único evento em que a mídia brasileira abre os olhos para os esportes "amadores".
Podemos dizer que a exclusão do beisibol foi justa.Nos Jogos de Atenas 2004, os estádios de beisebol ficaram vazios e foi escassa a divulgação da modalidade, mas os conflitos com as poderosas ligas norte-americanas estimularam o processo de exclusão. Nas Olimpíadas de Barcelona 1992, primeira edição que contou com o beisebol, a partir da qual apenas Cuba e os Estados Unidos conseguiram títulos olímpicos.

O Softbol brasileiro é menos divulgado que o beisibol. Disputado só pelas mulheres, o esporte sequer mandou delegação para o pré olímpico das Américas, disputado em agosto de 2005 no qual o Brasil não passou da primeira fase.

Dois anos depois, no Rio, a seleção disputou os Jogos Pan-americanos, competição na qual sonhava com o bronze. Terminou apenas na sétima posição, vencendo um jogo, contra Porto Rico, e perdendo para Canadá, Cuba e EUA.
O futuro do esporte brasileiro, apesar de não ser olímpico, parece em boas mãos. A seleção é atual campeã sul-americana sub-20, posição melhor do que a terceira obtida pela equipe adulta nos Jogos sul-americanos de 2006.
É esperar para ver. Ao menos, um consolo para o Brasil em Pequim.A paulista Mika Someya foi convocada para defender a equipe japonesa de softbol feminino na Olimpíada.

Talvez esses esportes não mereçam voltar ao quadro olímpico. Não por demérito próprio mas sim por outros esportes, como Karatê, futsal, squash serem mais empolgantes e democráticos perante ao mundo.
Mas, não podemos esquecer destes esportes nos próximos anos, acompanhando mundiais, pan-americanos etc...

0 comentários: