Jessé tenta apagar o Pan

O saltador em altura Jessé Farias detém o recorde brasileiro do salto em altura com 2m30, atingidos em Porto Alegre em 2006 e repetido semana passado no GP Internacional de Uberlândia, que rendeu a ele o índice A para os Jogos Olímpicos, colocando-o pela segunda vez no evento.


Em 2004, Jessé ficou muito perto da classificação para a final olímpica. Saltando 2m25, precisava conseguir ultrapassar o sarrafo aos 2m28 para conseguir chegar aos 12 melhores, e isso significava melhorar em 1cm sua melhor marca, que era o então recorde brasileiro da prova.

O sarrafo que havia o ajudado nos 2m25, quando balançou mas não caiu, o "traiu" quando saltou 2m28, e o sarrafo balançou, balançou e desabou, assim como o sonho de uma final em Atenas.


A presença de Jessé Farias nas Olimpíadas de Atenas foi um prêmio para o técnico russo Robert Zotko. Pena que o treinador não pode ver seu pupilo saltando em Atenas. Zotko morreu em fevereiro, antes mesmo de Jessé obter sua vaga nos Jogos.

Em 2007, teve um péssimo desempenho no Pan. Saltando 6cm a menos de sua melhor marca, ficou na quarta posição, com a marca de 2m24. "Fui mal, 2,24 m não é uma marca boa", lamentou Farias. "Errei na técnica. Estava treinando muito bem, e tinha até conseguido repetir os 2,30 m, mas cometi falhas na corrida."
Porém, depois foi ao mundial de Osaka e conseguiu chegar a final, ficando na 13ª posição da prova saltando apenas 2m21 na final. Nas eliminatórias, havia saltado 2m29, falhando apenas duas vezes em seis saltos.

Para medalhar, deve melhorar sua marca para 2m35, em 5 cm. Uma final olímpica deve rondar perto dos 2m29 que foi em Atenas. No mundial de 2007, entretanto, a marca de 2m26 já rendia a final, o que faz com que Jessé não precisse necessariamente atingir sua melhor marca para chegar à final.
No mundial do ano passado, os três medalhistas ficaram no 2m35, o que faz com que Jessé não fique tão longe do pódio. É difícil, muito...Mas não impossível.
Atualização Jessé fez uma ótimo Troféu Brasil de atletismo, ao vencer a prova saltando 2m28, batendo o recorde do campeonato e fazendo novamente uma marca próxima a seu recorde.

0 comentários: